NATO aprova criação de força de intervenção rápida

Brookings Institution / Flickr

O dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, Secretário-Geral da NATO

O dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, Secretário-Geral da NATO

Os membros da NATO decidiram criar uma força de intervenção “muito reativa” que possa ser destacada em poucos dias para qualquer lugar do mundo, comandada a partir de uma “presença permanente” no leste europeu.

Essas decisões, apresentadas esta sexta-feira pelo secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, como uma resposta à atitude da Rússia na Ucrânia e à ameaça do jihadismo, foram tomadas pelo Conselho do Atlântico Norte na Cimeira de Newport (País de Gales) pelos líderes dos 28 países membros.

“O momento de segurança que enfrentamos é mais imprevisível que nunca: a Rússia está a atacar a Ucrânia e há instabilidade no Médio Oriente e no norte de África. Em momentos como este, a NATO tem de estar preparada para se defender e aos seus aliados”, disse.

Os quartéis-generais da força de ação imediata terão a sua sede num dos aliados do leste da Europa, onde a Aliança Atlântica pretende manter “uma presença e atividade continuada” numa “base rotativa”.

A Polónia, a Roménia e os países bálticos manifestaram-se dispostos a acolher essa força, que será integrada por forças terrestres, navais e aéreas e forças especiais.

Rasmussen, que falava em conferência de imprensa, indicou que os aspetos militares dessa força de ação imediata têm ainda de ser definidos.

Na abertura, hoje, do último dia da Cimeira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que o Reino Unido vai contribuir com 3.500 efetivos para essa força multinacional.

O presidente polaco, Bronislaw Komorowski, anunciou por seu lado que a Polónia vai acolher a próxima cimeira da Aliança Atlântica, em 2016.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nanocorpo de alpaca é capaz de bloquear infeção por covid-19

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, identificaram um pequeno anticorpo neutralizante - nanocorpo - que consegue bloquear a entrada do Sars-CoV-2 nas células humanas. Uma equipa de investigadores suecos, do Instituto Karolinska, descobriu que um nanocorpo …

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …