Natal soalheiro e pouco frio em Portugal continental

Presente de Natal para Portugal: feriado sem chuva e com céu limpo, mas pode haver geada no interior norte e centro. “Semana muito calma” pelo menos até dia 30 — mas passagem de ano também deve ser soalheira.

Um Natal com sol e pouco frio é o que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias em Portugal continental.

“Estes próximos dias até ao Natal, vamos ter um cenário de tempo seco com céu pouco nublado ou limpo” e, nalguns locais, preveem-se mesmo “temperaturas máximas acima da média para a época do ano”, declarou à agência Lusa uma meteorologista do IPMA.

As temperaturas máximas deverão “variar sensivelmente entre os 12/14° e os 16/17°C, eventualmente nalguns locais do litoral, em particular do litoral sul, portanto na Costa sul do Algarve teremos temperaturas máximas até um pouco superiores, a variar sensivelmente entre os 17 e os 20°C”. No nordeste transmontano e na Beira Alta as temperaturas máximas poderão ser inferiores a 12/13 graus.

“As noites serão de alguma forma frias, embora não com temperaturas muito baixas para a época do ano” e as temperaturas mínimas “deverão variar sensivelmente entre os 4 e os 7°C”, sendo que a faixa costeira da região sul e o litoral da região de Lisboa poderão ter “temperaturas mínimas um pouco superiores da ordem dos 7 a 10°C”.

Temperaturas mínimas “da ordem dos 0 a 2/4°C” estão previstas para o nordeste transmontano e Beira Alta, sendo “provável que em alguns locais do interior norte e centro haja formação de geada”. Nestas regiões, a partir do dia 26, “é provável a formação de nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros”, adiantou a especialista.

Em relação ao vento, as previsões do IPMA indicam que até dia 25 deverá ser “fraco a moderado predominando de nordeste, soprando temporariamente forte nas terras altas”.

O climatologista Mário Marques corrobora a avaliação de temperaturas “bastante amenas” para a altura do ano: “não estará muito frio”, diz à CNN Portugal.

E nas ilhas?

Já nos arquipélagos dos Açores e Madeira, “o caso muda de figura”.

“Na Madeira, vento e alguma nebulosidade e chuva são esperados” e podem afetar voos; nos Açores, a temperatura mínima vai variar entre os 13º e os 15ºC, e a máxima entre os 17º e os 19º, sendo esperado bom tempo para a véspera e dia de Natal.

E na passagem de ano?

A previsão de bom tempo (para os padrões de inverno) prolonga-se até ao Réveillon— mas com mais resguardas.

“Penso que teremos uma passagem de ano também soalheira, embora exista talvez um período e transição para o final do ano”, refere ainda o climatologista.

Até lá, “será uma semana muito calma, sem previsão de aguaceiros ou previsão de chuva, “pelo menos até ao dia 30”, garante Mário Marques.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.