Gastos com festas de Natal e de passagem de ano alcançaram os 15,1 milhões de euros

Os organismos públicos gastaram em 2018 pelo menos 15,1 milhões de euros na aquisição de bens e serviços para as festas de Natal e da passagem de ano.

Este montante advém dos 447 contratos publicados no portal Base até segunda-feira de manhã, dia 31 de dezembro, e pode pecar por defeito, avança o Jornal de Negócios.

Por comparação com 2017, ano em que foram registados 542 contratos relativos aos dois eventos, os organismos públicos gastaram mais 1 milhão de euros (7%). Desde 2013, ou seja, durante os anos da troika, o valor gasto tem vindo a aumentar sucessivamente.

Apesar do acréscimo dos gastos, as entidades que já divulgaram contratos este ano (97) ficaram abaixo das 187 que o fizeram em 2017, das 178 que o fizeram em 2016 e das 128 em 2015.

De acordo com a análise do matutino, em 2018 registaram-se 25 organismos públicos com gastos acima dos 100 mil euros.

Dessa lista destacam-se, à semelhança de anos anteriores, o governo da Madeira, 20 autarquias e empresas municipais como a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa; a CMPL – Porto Lazer – Empresa de Desporto e Lazer do Município do Porto; a Óbidos Criativa; e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No fim de novembro, já se havia noticiado que, um pouco por todo o país, as autarquias deveriam gastar mais em 2018 com as iluminações de Natal. Os maiores investimentos por parte das autarquias resultaram num valor superior a cinco milhões de euros, que representa cerca de mais dois milhões face aos 3,6 milhões investidos no ano anterior.

A Madeira, segundo as estimativas, era a que mais investimento iria fazer: cerca de 1,8 milhões de euros que, para além da iluminação do Funchal, incluem também o fogo de artifício para a Passagem de Ano, e as iluminações do Carnaval de 2019.

Seguia-se depois Lisboa, que, para além da colocação de mais de dois milhões de lâmpadas led para a iluminações de Natal, canalizou 670 mil euros para um conjunto de atividades culturais e lúdicas. O orçamento integrava as festividades da Passagem de Ano no Terreiro do Paço.

Vila Nova de Gaia ocupava o terceiro posto com um investimento de 335 mil euros – as celebrações de Natal contaram com um jardim encantado e um castelo de luz.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …