Gastos com festas de Natal e de passagem de ano alcançaram os 15,1 milhões de euros

Os organismos públicos gastaram em 2018 pelo menos 15,1 milhões de euros na aquisição de bens e serviços para as festas de Natal e da passagem de ano.

Este montante advém dos 447 contratos publicados no portal Base até segunda-feira de manhã, dia 31 de dezembro, e pode pecar por defeito, avança o Jornal de Negócios.

Por comparação com 2017, ano em que foram registados 542 contratos relativos aos dois eventos, os organismos públicos gastaram mais 1 milhão de euros (7%). Desde 2013, ou seja, durante os anos da troika, o valor gasto tem vindo a aumentar sucessivamente.

Apesar do acréscimo dos gastos, as entidades que já divulgaram contratos este ano (97) ficaram abaixo das 187 que o fizeram em 2017, das 178 que o fizeram em 2016 e das 128 em 2015.

De acordo com a análise do matutino, em 2018 registaram-se 25 organismos públicos com gastos acima dos 100 mil euros.

Dessa lista destacam-se, à semelhança de anos anteriores, o governo da Madeira, 20 autarquias e empresas municipais como a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa; a CMPL – Porto Lazer – Empresa de Desporto e Lazer do Município do Porto; a Óbidos Criativa; e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No fim de novembro, já se havia noticiado que, um pouco por todo o país, as autarquias deveriam gastar mais em 2018 com as iluminações de Natal. Os maiores investimentos por parte das autarquias resultaram num valor superior a cinco milhões de euros, que representa cerca de mais dois milhões face aos 3,6 milhões investidos no ano anterior.

A Madeira, segundo as estimativas, era a que mais investimento iria fazer: cerca de 1,8 milhões de euros que, para além da iluminação do Funchal, incluem também o fogo de artifício para a Passagem de Ano, e as iluminações do Carnaval de 2019.

Seguia-se depois Lisboa, que, para além da colocação de mais de dois milhões de lâmpadas led para a iluminações de Natal, canalizou 670 mil euros para um conjunto de atividades culturais e lúdicas. O orçamento integrava as festividades da Passagem de Ano no Terreiro do Paço.

Vila Nova de Gaia ocupava o terceiro posto com um investimento de 335 mil euros – as celebrações de Natal contaram com um jardim encantado e um castelo de luz.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …