À quarta foi de vez. Nasceu o Volt, o 25.º partido em Portugal

O presidente do Volt, Tiago Matos Gomes, confirmou que o partido foi formalmente aprovado pelo Tribunal Constitucional. Esta é a 25.ª força política em Portugal.

Nasceu um novo partido em Portugal. Tiago Matos Gomes confirmou, esta terça-feira, que o Volt foi formalmente aprovado, após quatro tentativas de o legalizar como partido político. “É com grande satisfação que ficamos a saber que o Tribunal Constitucional aprovou finalmente o 25.º partido”, disse o presidente do Volt ao jornal Público.

“Vamos continuar a trabalhar para defender as nossas causas e os nossos valores, cada vez mais interligados com a sociedade portuguesa”, acrescentou. Os dirigentes esperam receber em breve o acórdão do Tribunal Constitucional a confirmar a constituição do partido.

O movimento Volt Portugal entregou este mês no Tribunal Constitucional uma nova versão dos estatutos para se legalizar, embora já tenha desistido de concorrer às regionais dos Açores.

“Neste momento, não temos uma estrutura pronta para isso. Mas se as regionais não se confirmarem este ano, por causa de um possível segundo surto de coronavírus, e forem adiadas, não excluímos a hipótese de concorrer no próximo ano”, explicou Tiago Matos Gomes.

Quanto às presidenciais, o presidente do Volt já garantiu que o partido não vai ter um candidato próprio e que vai esperar para saber quais são todos os candidatos antes de decidir se apoia algum deles.

O Volt surgiu internacionalmente em março de 2017, como reação ao Brexit, iniciado por um coletivo de estudantes nos Estados Unidos. Andrea Venzon é o fundador do movimento Volt Europa, que já é partido político na Alemanha, Bulgária, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Áustria, Luxemburgo, Dinamarca, França, Reino Unido e Suécia.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. En termos de Ideologia, nada acrescenta. Já existe “Os Verdes, Iniciativa Liberal, Bloco Esquerda, até mesmo a Miss Joacine” que apregoam os mesmos (digamos) ..”Ideais” . Mas enfim…..o Zé Povo paga !

    • É preciso andar muito desatento para meter o IL nesse meio! O mesmo serve em relação ao Volt. Enfim… Quem se dá ao trabalho de conhecer as linhas programáticas dos partidos, não é verdade?

RESPONDER

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …

Qualificações mais elevadas já não garantem salários altos aos jovens. Contratos a prazo triplicam face às gerações anteriores

Estudar mais anos em Portugal já não é representativo de remunerações mais elevadas. Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, centrado nas diferenças e semelhanças entre as gerações de …

Ordem dos Médicos define equipas mínimas para urgências, mas números são "impraticáveis"

A Ordem dos Médicos (OM) decidiu avançar com uma uma proposta de regulamento que define a dimensão mínima das equipas que asseguram o funcionamento de serviços de urgência nos hospitais. Numa altura em que se prevê …