À quarta foi de vez. Nasceu o Volt, o 25.º partido em Portugal

O presidente do Volt, Tiago Matos Gomes, confirmou que o partido foi formalmente aprovado pelo Tribunal Constitucional. Esta é a 25.ª força política em Portugal.

Nasceu um novo partido em Portugal. Tiago Matos Gomes confirmou, esta terça-feira, que o Volt foi formalmente aprovado, após quatro tentativas de o legalizar como partido político. “É com grande satisfação que ficamos a saber que o Tribunal Constitucional aprovou finalmente o 25.º partido”, disse o presidente do Volt ao jornal Público.

“Vamos continuar a trabalhar para defender as nossas causas e os nossos valores, cada vez mais interligados com a sociedade portuguesa”, acrescentou. Os dirigentes esperam receber em breve o acórdão do Tribunal Constitucional a confirmar a constituição do partido.

O movimento Volt Portugal entregou este mês no Tribunal Constitucional uma nova versão dos estatutos para se legalizar, embora já tenha desistido de concorrer às regionais dos Açores.

“Neste momento, não temos uma estrutura pronta para isso. Mas se as regionais não se confirmarem este ano, por causa de um possível segundo surto de coronavírus, e forem adiadas, não excluímos a hipótese de concorrer no próximo ano”, explicou Tiago Matos Gomes.

Quanto às presidenciais, o presidente do Volt já garantiu que o partido não vai ter um candidato próprio e que vai esperar para saber quais são todos os candidatos antes de decidir se apoia algum deles.

O Volt surgiu internacionalmente em março de 2017, como reação ao Brexit, iniciado por um coletivo de estudantes nos Estados Unidos. Andrea Venzon é o fundador do movimento Volt Europa, que já é partido político na Alemanha, Bulgária, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Áustria, Luxemburgo, Dinamarca, França, Reino Unido e Suécia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. En termos de Ideologia, nada acrescenta. Já existe “Os Verdes, Iniciativa Liberal, Bloco Esquerda, até mesmo a Miss Joacine” que apregoam os mesmos (digamos) ..”Ideais” . Mas enfim…..o Zé Povo paga !

    • É preciso andar muito desatento para meter o IL nesse meio! O mesmo serve em relação ao Volt. Enfim… Quem se dá ao trabalho de conhecer as linhas programáticas dos partidos, não é verdade?

RESPONDER

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …