Nasceu um cão verde em Itália. Chama-se Pistácio

Um fazendeiro italiano chamado Cristian Mallocci ficou estupefacto quando Spelacchia, a sua cadela, deu à luz um cachorro de pelo verde – que ficou com o nome de Pistache.

De acordo com a Reuters, o dono de uma quinta em Itália ajudou a sua cadela Spelacchia dar à luz uma ninhada de cinco cachorros, no início deste mês. Spelacchia, uma cadela de raças misturadas, teve cinco filhotes todos com o pelo branco, da mesma cor que o dela. A surpresa veio quando Cristian Mallocci reparou que um deles tinha o pelo verde.

Acredita-se que a estranha pigmentação ocorre quando os cães, ainda no útero da progenitora, entram em contacto com a biliverdina – o pigmento verde que também existe no corpo humano e faz com que os hematomas fiquem com uma cor esverdeada.

O cachorro, a quem foi dado o nome de Pistache (em português “Pistácio”), não será, no entanto, verde para sempre. A cor irá desbotar ao longo do tempo, à medida que o cachorro é lambido pela mãe, toma banho e vai crescendo.

Este fenómeno é extremamente raro, mas já aconteceu a outros cães noutras partes do mundo. No início do ano, Gypsy teve oito filhotes nos Estados Unidos e um deles era verde.

Segundo a CNN, o cachorro ficou com o nome de Hulk, tanto pela sua cor, como pelo seu mau feitio quando nasceu. “Eu sabia que não fazia mal, mas tive de olhar duas vezes para ter a certeza”, disse a dona Shana Stamey.

Suzanne Cianciulli, técnica veterinária, explicou à publicação americana que “cada cachorro tem o seu próprio saco dentro do útero, que está cheio de fluídos” e que o mecónio acumulado nesse saco também pode manchar a cor dos animais.

De volta a Itália, Pistache irá tornar-se um cão-pastor e viverá em Sardinia, na quinta de Mallocci, juntamente com a sua mãe e oito outros cães.

O italiano atribuiu ainda um simbolismo otimista à cor verde do animal, que significa sorte e esperança. Em tempos de pandemia, com a economia italiana a ressentir-se da crise provocada pela covid-19, Pistache pode ajudar a quinta a sobreviver e, acima de tudo, trazer um sorriso à cara de quem passar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …