Nasceu o “segundo filho” do carro e da bicicleta

1

Há alguns anos, o velocípede e o automóvel tiveram um filho e nasceu o velomóvel. Agora, nasce uma versão mais avançada deste meio de transporte, que combina alguns dos melhores atributos de um carro e de uma bicicleta.

A empresa norte-americana de mobilidade BetterBike lançou um novo velomóvel, que nomeou de PEBL 2.0.

Tal como o modelo anterior, o velomóvel elétrico a pedal tem três rodas e capacidade para dois passageiro. A diferença é que agora ficou mais seguro, mais elegante e mais aerodinâmico.

Como explica, à New Atlas, a empresa sediada em Massachusetts, a ideia continua a ser a mesma: oferecer as qualidades de uma bicicleta para melhorar a forma física, preservar o ambiente e poupar dinheiro.

Ao mesmo tempo, o veículo oferece a capacidade de carga e a proteção contra as intempéries de um automóvel. O novo veículo também tem janelas com fecho de correr para proteger da chuva e do vento.

Passando à mecânica da coisa, a potência de pedalada passa a ser aumentada por um motor de cubo traseiro de 750 watts com engrenagem interna, que o leva a uma velocidade máxima de assistência elétrica de 32 quilómetros/hora.

Quanto à parte elétrica, o carregamento da bateria de iões de lítio de 48V/1.000 Wh é demora de quatro a seis horas e permite uma autonomia de 80,5 quilómetros, aproximadamente. Uma segunda bateria opcional duplica este valor.

Além disso, o PEBL 2.0 tem também um painel solar opcional de 100 watts no tejadilho ajuda a manter a bateria carregada durante as deslocações.

Mais seguro e suave…

De acordo com os especialistas, o PEBL 2.0 passa a ter uma condução mais suave, graças à adição de uma suspensão dianteira (o original tinha apenas suspensão traseira) e a pneus cerca de 8 centímetros mais grossos. Também tem agora um habitáculo forrado a tecido para reduzir o ruído e aumentar o conforto.

O novo PEBL também um banco traseiro e uma pequena bagageira na traseira.

Como detalha a New Atlas, o veículo completo pesa 91 quilogramas (kg) e pode transportar até 147 kg de passageiros e carga.

Dependendo do modelo, o novo velomóvel vai custar entre US$ 10.750 e US$ 12.950 (entre cerca de 10.000 e 12.000 euros). As exportações deverão começar no início deste verão, para os países do Hemisfério Norte.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

Responder a Ana Cancelar resposta

Your email address will not be published.