Nasceu o primeiro bebé de um útero transplantado

SXC

-

Uma mulher de nacionalidade sueca, de 36 anos, tornou-se na primeira mãe em todo o mundo a dar à luz um bebé depois de ter recebido um transplante de útero, anunciou este sábado a The Lancet.

Segundo a publicação médica britânica, que descreve o feito como um grande avanço na luta contra a infertilidade feminina, o bebé, do sexo masculino, nasceu o mês passado, de cesariana, ao fim de 31 semanas de gestação, depois de a mãe ter desenvolvido um estado de pré-eclampsia.

O bebé, que pesa 1,7 quilos, e a mãe encontram-se bem. A parturiente recebeu alta hospitalar três dias depois, enquanto o bebé deixou a unidade neonatal uma semana depois.

A mãe, cuja identidade não foi revelada, nasceu sem útero devido a um problema genético, mas os seus ovários estavam intactos. O transplante do útero, que foi doado por uma amiga da família, de 61 anos, foi realizado o ano passado.

Universidade de Gotemburgo

O professor Matts Braennstroem, médico e investigador da Universidade de Gotemburgo

O professor Matts Braennstroem, médico e investigador da Universidade de Gotemburgo

Um ano após a operação, foi introduzido no útero transplantado um embrião, em fase inicial. Três semanas depois o teste de gravidez deu positivo.

A mãe é uma das nove mulheres que receberam transplantes de útero de dadoras vivas, numa experiência pioneira conduzida na Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

“O sucesso deste procedimento, que se baseou nos mais de dez anos de intensa pesquisa em animais e de prática cirúrgica da nossa equipa, abre a possibilidade de tratar muitas jovens que em todo mundo sofrem de infertilidade uterina”, disse à The Lancet o professor Matts Braennstroem,  que liderou a operação.

“Além disso, demonstrámos a viabilidade do transplante de útero de dadores vivos mesmo em estado de pós-menopausa“, realçou Braennstroem.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …