/

Nasceu o primeiro bebé de um útero transplantado

SXC

-

Uma mulher de nacionalidade sueca, de 36 anos, tornou-se na primeira mãe em todo o mundo a dar à luz um bebé depois de ter recebido um transplante de útero, anunciou este sábado a The Lancet.

Segundo a publicação médica britânica, que descreve o feito como um grande avanço na luta contra a infertilidade feminina, o bebé, do sexo masculino, nasceu o mês passado, de cesariana, ao fim de 31 semanas de gestação, depois de a mãe ter desenvolvido um estado de pré-eclampsia.

O bebé, que pesa 1,7 quilos, e a mãe encontram-se bem. A parturiente recebeu alta hospitalar três dias depois, enquanto o bebé deixou a unidade neonatal uma semana depois.

A mãe, cuja identidade não foi revelada, nasceu sem útero devido a um problema genético, mas os seus ovários estavam intactos. O transplante do útero, que foi doado por uma amiga da família, de 61 anos, foi realizado o ano passado.

Universidade de Gotemburgo

O professor Matts Braennstroem, médico e investigador da Universidade de Gotemburgo

O professor Matts Braennstroem, médico e investigador da Universidade de Gotemburgo

Um ano após a operação, foi introduzido no útero transplantado um embrião, em fase inicial. Três semanas depois o teste de gravidez deu positivo.

A mãe é uma das nove mulheres que receberam transplantes de útero de dadoras vivas, numa experiência pioneira conduzida na Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

“O sucesso deste procedimento, que se baseou nos mais de dez anos de intensa pesquisa em animais e de prática cirúrgica da nossa equipa, abre a possibilidade de tratar muitas jovens que em todo mundo sofrem de infertilidade uterina”, disse à The Lancet o professor Matts Braennstroem,  que liderou a operação.

“Além disso, demonstrámos a viabilidade do transplante de útero de dadores vivos mesmo em estado de pós-menopausa“, realçou Braennstroem.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.