Nasceu o primeiro bebé de um útero transplantado

SXC

-

Uma mulher de nacionalidade sueca, de 36 anos, tornou-se na primeira mãe em todo o mundo a dar à luz um bebé depois de ter recebido um transplante de útero, anunciou este sábado a The Lancet.

Segundo a publicação médica britânica, que descreve o feito como um grande avanço na luta contra a infertilidade feminina, o bebé, do sexo masculino, nasceu o mês passado, de cesariana, ao fim de 31 semanas de gestação, depois de a mãe ter desenvolvido um estado de pré-eclampsia.

O bebé, que pesa 1,7 quilos, e a mãe encontram-se bem. A parturiente recebeu alta hospitalar três dias depois, enquanto o bebé deixou a unidade neonatal uma semana depois.

A mãe, cuja identidade não foi revelada, nasceu sem útero devido a um problema genético, mas os seus ovários estavam intactos. O transplante do útero, que foi doado por uma amiga da família, de 61 anos, foi realizado o ano passado.

Universidade de Gotemburgo

O professor Matts Braennstroem, médico e investigador da Universidade de Gotemburgo

O professor Matts Braennstroem, médico e investigador da Universidade de Gotemburgo

Um ano após a operação, foi introduzido no útero transplantado um embrião, em fase inicial. Três semanas depois o teste de gravidez deu positivo.

A mãe é uma das nove mulheres que receberam transplantes de útero de dadoras vivas, numa experiência pioneira conduzida na Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

“O sucesso deste procedimento, que se baseou nos mais de dez anos de intensa pesquisa em animais e de prática cirúrgica da nossa equipa, abre a possibilidade de tratar muitas jovens que em todo mundo sofrem de infertilidade uterina”, disse à The Lancet o professor Matts Braennstroem,  que liderou a operação.

“Além disso, demonstrámos a viabilidade do transplante de útero de dadores vivos mesmo em estado de pós-menopausa“, realçou Braennstroem.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 200 mortos em cheias de verão na China

Pelo menos 201 pessoas morreram, em julho e agosto, e 63 estão desaparecidas, na sequência de cheias em diferentes regiões da China, revelaram esta quarta-feira as autoridades chinesas. As vítimas mais recentes foram registadas numa região …

Trump volta a defender regresso da Rússia ao G7

O Presidente dos Estados Unidos voltou nesta terça-feira a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia, em …

Legislação vai apertar o cerco à publicidade de alimentos para crianças

A partir de outubro, a publicidade dirigida a menores de 16 anos vai sofrer alterações significativas: bolachas e leites achocolatados, 90% dos cereais de pequeno-almoço e 72% dos iogurtes no mercado não vão ser publicitados …

Sequestrador de autocarro no Rio de Janeiro estava em surto psicótico

O jovem de 20 anos que foi morto na terça-feira após sequestrar 37 pessoas num autocarro no Estado brasileiro do Rio de Janeiro estava em "surto psicótico", segundo a psicóloga que acompanhou a missão no …

200 ex-deputados indianos vão ter de deixar os bungalows de luxo onde vivem

Os deputados indianos que perderam os seus lugares nas recentes eleições enfrentam um novo problema: têm de sair rapidamente das casas oficiais onde vivem. As habitações, na maioria bungalows de luxo numa zona privilegiada de Nova …

Caracas novamente às escuras. Apagão afeta mais 11 estados da Venezuela

Um apagão deixou na terça-feira a cidade de Caracas e outros 11 estados do país parcialmente às escuras. Segundo as rádios locais e internautas, o apagão afetou o Distrito Capital, Miranda, Zúlia, Yaracuy, Guárico, Barinas, …

Londres deixa de participar na maior parte das reuniões da UE a partir de 1 de setembro

Os representantes britânicos vão deixar de participar na maior parte das reuniões da União Europeia (UE) a partir de 01 de setembro, estando presentes somente nas que "dizem respeito ao interesse nacional", afirmou esta terça-feira …

Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário …

Maré de algas invadiu praias do Algarve

Além de a água do mar mais fria do que o habitual, as praias foram invadidas por algas. O fenómeno natural causou estranheza e preocupação entre os banhistas, mas não existem riscos para a saúde. No …

Há livrarias a recusar vouchers de manuais gratuitos por falhas no pagamento do Estado

Algumas livrarias estão a enfrentar problemas financeiros com a entrega dos manuais escolares gratuitos que, neste ano, foram alargados até ao 12.º ano. Tudo devido a atrasos no pagamento dos reembolsos do Estado. Nalguns casos, …