12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados.

O arquipélago Fernando de Noronha, no Brasil, tem 3.016 pessoas. Há 12 anos que não nasciam crianças nesta ilha, conhecida como o lugar onde é proibido nascer. O nascimento de crianças não é permitido, dado que o hospital local não possui as condições necessárias para que sejam efetuados partos.

No entanto, no sábado passado, uma mulher pôs fim aos longos 12 anos sem o choro característico de um recém-nascido: durante a madrugada, em sua casa, uma jovem de 22 anos deu à luz uma menina.

Para a mãe da criança, este nascimento foi uma autêntica surpresa. A jovem tinha feito um teste de gravidez, que deu negativo. Durante a gestação, não teve nenhum sintoma, pelo que não sabia que estava grávida.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, disse, citada pela Globo. A mulher tem uma outra filha, cujo parto foi feito fora da ilha, informa o Público.

O pai da bebé também se mostrou surpreendido com o nascimento. “Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe e disse que estava com uma dor. Ligámos para a emergência, mas nem deu tempo para a ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus“, contou.

Como não tinha carro, o pai da menina foi a pé com o recém-nascido ao colo até ao hospital. A mãe também foi para o hospital, mas de ambulância.

O Governo regional do arquipélago já confirmou este caso. “A unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo seu pai”, que ajudou a realizar o parto no domicílio, lê-se na nota divulgada pela administração da ilha.

Caso estejam grávidas, as habitantes da ilha precisam de se dirigir ao continente para o parto. A cidade mais próxima fica a 360 quilómetros de distância e chama-se, curiosamente, Natal.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. melhor :
    a noticia é que o pai foi a pé com o bebé ao colo e a mãe foi de ambulancia … podiam ter dado boleia, né ?
    ah. e aposto que a jovem de 22 anos, que até já tinha uma filha, teve o periodo mentrual normalmente durante 9 meses … fantástico

  2. Não ter menstruação pode ser normal pois eu há 5 anos que não tenho . Tudo dependo da pilula que a mulher esteja a tomar..o que me espanta é a barriga não aumentou? Estranho..

  3. É necessário ser uma pessoa bastante desinformada para não conseguir detectar nenhum dos sintomas associados a uma gravidez, por muito ligeiros que fossem.

  4. ca no meu trabalho só após 5 meses e porque calhou ir ao medico fazer exames sobe que estava gravida e não era o primeiro, e tinha há mestroação

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …