Nasceu a primeira criptoreligião

(dr) Ethereum World News

Matt Liston apresenta a sua religião blockchain

Quando falamos sobre blockchain associamos sempre à imagem de uma cadeia com blocos de informação gravados para sempre, de forma segura e incorruptível, através da criptografia. O mesmo conceito é a base de uma nova religião, o 0xΩ.

Matt Liston, fundador da religião, é também o antigo CEO da ARGUR, uma plataforma de previsão baseada no blockchain. A saída de Liston da ARGUR foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra o seu antigo empregador na ordem dos 152 milhões de dólares.

Liston revelou a sua nova religião blockchain, a que chama 0xΩ (“zero vezes ómega”), durante um evento no New Museum, em Nova Iorque, no passado dia 19 de maio. O antigo CEO da ARGUR distribuiu 40 cópias impressas de um documento a que chamou “0xΩ Flame Paper (papel em chamas)”.

O documento, equivalente a um “livro sagrado”, estabelece as regras de funcionamento da religião idealizada por Liston. É uma espécie de bíblia do 0xΩ.

“O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião”, disse Liston à margem do lançamento, segundo noticia a Forbes.

A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé baseada numa autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões dos líderes – o papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são difundidas para o restantes fiéis.

Nas religiões tradicionais, um seguidor comum tem muito pouca influência na evolução nas crenças centrais da religião.

O 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Os fiéis poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel chama”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.

Para provar que estas doações blockchain podem realmente materializar-se no mundo real, Avery Singer, artista e apoiantes do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento, afirmando que futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.

Como é distribuído e difícil de hackear, o blockchain pode fornecer a plataforma perfeita para os seguidores expressarem as suas opiniões ou para dar o seu voto a outro membro para votar em seu nome. E, caso os seus seguidores não consigam chegar a um consenso sobre o tópico, o 0xΩ pode bifurcar-se em duas religiões separadas.

“Nesta religião, os participantes e as pessoas envolvidas podiam essencialmente votar e alterar continuamente a estrutura e a natureza da religião“, disse Avery Singer em declarações à Forbes.

Apesar de Liston ser o fundador da religião, este rejeita ser o seu “Papa”. Singer chamou-lhe de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.

Liston acredita que as religiões já estabelecidas poderiam também tirar benefícios do blockchain, notando que estas conseguiriam obter feedback dos seus seguidores e conhecer os gastos com doações realizadas.

Estudos demonstram que as pessoas são mais generosas nas suas doações quando sabem, exatamente, para onde vai o seu dinheiro. Desta forma, este sentido de empoderamento poderia, efetivamente, aumentar as doações dos fiéis.

Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planeando mesmo doar para o projeto assim que este for oficialmente lançado ainda este ano. Será aí o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.

A blockchain é uma rede onde não há nenhuma entidade central a regulamentar as transações que são efetuada, tecnologia inovadora que está na base das moedas virtuais como a Bitcoin. É comum comparar a blockchain a um livro de registos inviolável, onde são apontadas todas as transações existentes.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Criptomoedas, criptoreligiões, é tudo a mesma criptomerda. Se os respetivos mentores fossem para criptop*taqueospariu, o mundo respirava de felicidade.

  2. Segundo a norma actualmente em vigor, escreve-se CRIPTORRELIGIÃO. Segundo a norma anterior, seria CRIPTO-RELIGIÃO.

RESPONDER

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …

EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese. A EDP avançou com um processo contra o Estado …

Conservadores vencem com maioria absoluta. Boris promete Brexit a 31 de janeiro

O Partido Conservador garantiu, esta quinta-feira, a maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso. Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 …

Estado é um dos clientes que podem ter de pagar para ter dinheiro nos bancos

Os bancos que não podem cobrar pelos depósitos de multinacionais ou empresas públicas, mas podem aplicar comissões apenas a instituições financeiras, como bancos ou seguradoras. Porém, de acordo com o jornal Público, há entidades do Estado …

Esgotaram as vacinas contra a gripe. Governo acusado de "esquecer" idosos

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta sexta-feira que houve uma rutura de stock da primeira tranche de vacinas contra a gripe. Em resposta a questões da Lusa na …

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …