Nasceu a primeira criptoreligião

(dr) Ethereum World News

Matt Liston apresenta a sua religião blockchain

Quando falamos sobre blockchain associamos sempre à imagem de uma cadeia com blocos de informação gravados para sempre, de forma segura e incorruptível, através da criptografia. O mesmo conceito é a base de uma nova religião, o 0xΩ.

Matt Liston, fundador da religião, é também o antigo CEO da ARGUR, uma plataforma de previsão baseada no blockchain. A saída de Liston da ARGUR foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra o seu antigo empregador na ordem dos 152 milhões de dólares.

Liston revelou a sua nova religião blockchain, a que chama 0xΩ (“zero vezes ómega”), durante um evento no New Museum, em Nova Iorque, no passado dia 19 de maio. O antigo CEO da ARGUR distribuiu 40 cópias impressas de um documento a que chamou “0xΩ Flame Paper (papel em chamas)”.

O documento, equivalente a um “livro sagrado”, estabelece as regras de funcionamento da religião idealizada por Liston. É uma espécie de bíblia do 0xΩ.

“O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião”, disse Liston à margem do lançamento, segundo noticia a Forbes.

A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé baseada numa autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões dos líderes – o papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são difundidas para o restantes fiéis.

Nas religiões tradicionais, um seguidor comum tem muito pouca influência na evolução nas crenças centrais da religião.

O 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Os fiéis poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel chama”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.

Para provar que estas doações blockchain podem realmente materializar-se no mundo real, Avery Singer, artista e apoiantes do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento, afirmando que futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.

Como é distribuído e difícil de hackear, o blockchain pode fornecer a plataforma perfeita para os seguidores expressarem as suas opiniões ou para dar o seu voto a outro membro para votar em seu nome. E, caso os seus seguidores não consigam chegar a um consenso sobre o tópico, o 0xΩ pode bifurcar-se em duas religiões separadas.

“Nesta religião, os participantes e as pessoas envolvidas podiam essencialmente votar e alterar continuamente a estrutura e a natureza da religião“, disse Avery Singer em declarações à Forbes.

Apesar de Liston ser o fundador da religião, este rejeita ser o seu “Papa”. Singer chamou-lhe de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.

Liston acredita que as religiões já estabelecidas poderiam também tirar benefícios do blockchain, notando que estas conseguiriam obter feedback dos seus seguidores e conhecer os gastos com doações realizadas.

Estudos demonstram que as pessoas são mais generosas nas suas doações quando sabem, exatamente, para onde vai o seu dinheiro. Desta forma, este sentido de empoderamento poderia, efetivamente, aumentar as doações dos fiéis.

Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planeando mesmo doar para o projeto assim que este for oficialmente lançado ainda este ano. Será aí o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.

A blockchain é uma rede onde não há nenhuma entidade central a regulamentar as transações que são efetuada, tecnologia inovadora que está na base das moedas virtuais como a Bitcoin. É comum comparar a blockchain a um livro de registos inviolável, onde são apontadas todas as transações existentes.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Criptomoedas, criptoreligiões, é tudo a mesma criptomerda. Se os respetivos mentores fossem para criptop*taqueospariu, o mundo respirava de felicidade.

  2. Segundo a norma actualmente em vigor, escreve-se CRIPTORRELIGIÃO. Segundo a norma anterior, seria CRIPTO-RELIGIÃO.

RESPONDER

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …