Panda dá à luz gémeos no zoo de Berlim. São os primeiros nascidos em cativeiro na Alemanha

(h) Zoo Tierpark Berlin / EPA

O zoológico de Berlim anunciou esta segunda-feira que a panda Meng Meng, cuja gravidez foi confirmada na semana passada, deu à luz no sábado dois filhotes, os primeiros nascidos em cativeiro na Alemanha.

O diretor do zoológico, Andreas Knieriem, disse em comunicado que “Meng Meng e os seus dois filhos estão bem”. “Embora sejam os primeiros filhotes da nossa jovem panda, ela está cuidar deles de forma exemplar”, explicou.

Depois de várias semanas de incerteza prolongada, em 31 de agosto, finalmente chegou a hora de Meng Meng, de seis anos, dar à luz pela primeira vez após um período de gestação de 147 dias. Menos de uma hora depois nasceu o segundo panda.

“Atualmente, existem apenas 1.864 pandas adultos no seu habitat natural, de modo que cada filhote de urso contribui significativamente para a sobrevivência de toda a espécie”, disse Knieriem.

Em regra, os pandas criam apenas um dos filhotes, mas o zoológico de Berlim, em estreita colaboração com os especialistas chineses da Base de Pesquisa em Chengdu de Criação de Panda Gigante, decidiu apoiar ativamente Meng Meng.

Assim, os filhotes permanecem alternadamente com a mãe a uma taxa de duas a três horas; enquanto o outro filhote é tratado numa incubadora por especialistas chineses. Um dos pandas tem 186 gramas e o outro 136, mas ainda não foi determinado o sexo.

https://twitter.com/zooberlin/status/1168381666697580544

A jovem família vai continuar protegida do público, com exceção do pai, Jiao Quing, de nove anos, que continuará a ser uma das atrações do zoológico, já que os machos geralmente não se envolvem na criação dos filhos.

Meng Meng chegou ao zoológico de Berlim em junho de 2017 como parte da diplomacia do panda praticada pelo governo chinês, durante uma visita do presidente chinês Xi Jinping à Alemanha. Assim, Pequim é o dono dos animais, que são “cedidos” aos zoológicos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eldorado fiscal. Governo admite taxar reformados estrangeiros

O Governo admite vir a taxar reformados estrangeiros que vivem em Portugal, avançou o semanário Expresso, dando conta que o dossiê voltou ao Conselho de Ministros no encontro deste sábado. Os reformados estrangeiros que estão …

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …