Está a nascer em Itália o primeiro aeroporto do mundo com uma vinha no telhado

Rafael Viñoly Architects

Projeto do aeroporto de Florença com uma vinha no telhado

Uma vinha do tamanho de quase 8 campos de futebol vai nascer no telhado do novo aeroporto de Florença.

O aeroporto de Florença, conhecido pela sua localização privilegiada no coração da Toscana, região vinícola de renome mundial, está prestes a receber uma transformação arquitetónica que promete ser uma novidade no panorama aeroportuário mundial.

O estúdio norte-americano Rafael Viñoly Architects divulgou planos ambiciosos para a remodelação do terminal internacional, que inclui a implementação de uma vinha de 7,7 hectares no telhado do aeroporto.

Este projeto inovador não só homenageia a tradição vinícola da Toscana, mas também introduz um conceito pouco comum nos aeroportos, combinando a utilidade aeroportuária com a produção vinícola, avança o Euronews.

A vinha no telhado, composta por cerca de 38 fileiras de videiras, será uma das primeiras do seu tipo na Europa, seguindo o exemplo de espaços vinícolas integrados em aeroportos, como a vinha de Halter Ranch na Califórnia, que possui um aeroporto privado adjacente.

O terminal, com uma área de 50.000 metros quadrados, destacar-se-á pelo seu telhado inclinado adornado com claraboias, sob o qual se encontrará a vinha. Este design não só pretende ser esteticamente agradável, mas também funcional, com a produção de vinho a ser gerida por um viticultor renomado da região. O vinho produzido será envelhecido em caves especializadas localizadas sob o telhado do terminal, reforçando a identidade cultural do aeroporto e da região.

Além da vinha, o projeto inclui uma grande praça sob as videiras, destinada a otimizar o fluxo de passageiros. As alterações estruturais contemplam ainda uma modificação na orientação da pista existente, que será rodada 90 graus para acomodar melhor os aviões modernos, e a melhoria das conexões de transporte, com a introdução de um novo sistema de metro ligeiro.

A remodelação do aeroporto de Florença será realizada em duas fases, conforme anunciado pelo escritório de arquitetos Rafael Viñoly. A primeira fase está prevista para ser concluída em 2026, enquanto a segunda fase estender-se-á até 2035.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.