/

NASA vendeu (por engano) um artefacto da Apolo 11

NASA

Buzz Aldrin, na Lua, em 1969

A agência espacial norte-americana NASA vendeu em leilão, acidentalmente, um artefacto da Apolo 11, a missão que permitiu a primeira alunagem, em 1969.

O objeto vendido, um saco de amostras, foi usado pelos dois primeiros homens na Lua, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, para recolher material lunar.

De acordo com a agência Associated Press (AP), o saco foi vendido devido a um erro administrativo que fez com que dois sacos idênticos de amostras lunares, um usado na missão Apolo 11 e outro na missão Apolo 17, fossem marcados com o mesmo número de referência.

Nancy Carlson comprou o artefacto histórico por apenas 995 dólares, e o erro só foi detetado quando o artigo foi enviado para a NASA, para autenticação.

A agência espacial decidiu ficar com o saco, mas a compradora afirma tê-lo adquirido de forma justa e quer a sua devolução.

Segundo a AP, o saco de amostras, que tem material lunar no tecido, é considerado pelo governo dos EUA “um artefacto raro, se não um tesouro nacional”.

Mas esta não é a primeira vez que a NASA perde este saco histórico. Em 2005, o diretor do Kansas Cosmosphere and Space Center, Max Ary, foi condenado por roubar e vender artefactos emprestados pela NASA à sua instituição.

Um dos artefactos que Ary roubou do seu próprio museu foi este saco da Apolo 11, que depois foi descoberto na sua garagem e entregue à agência espacial.

Segundo a AP, a NASA espera conseguir ficar com o saco de amostras e devolver a Carlson o dinheiro que pagou, mas a batalha legal ainda agora começou.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.