NASA vai produzir água na Lua e oxigénio em Marte

2

SXC

-

A NASA está a planear missões para demonstrar como produzir água potável na Lua e oxigénio em Marte, informa o Discovery News.

De acordo com o site, as iniciativas são parte de um projeto de exploração espacial a partir da produção de recursos necessários para a sobrevivência dos seres humanos nos planetas de destino. Ou seja, cada grama de itens como água e combustível – considerados “pesos mortos” – deixa de ocupar um espaço que pode ser destinado a mais equipamentos e experiências, considerados “pesos inteligentes”.

O geólogo lunar Paul Spudis, do Instituto Lunar e Planetário de Houston, disse em entrevista ao Discovery News que os estudos mostram que esta é uma opção viável para futuras expedições humanas a Marte, pois garante que as naves contenham combustível suficiente para que possam fazer a viagem de volta. Outra vantagem em produzir recursos em terras “alienígenas” seria a redução drástica nos custos dos lançamentos.

A primeira missão-teste está programada para 2018. Denominada “Resource Prospector”, a NASA planea que a missão envie ferramentas para procurar hidrogénio na Lua.

Os instrumentos também devem obter amostras de vapor de água e outros compostos voláteis presentes no satélite natural da Terra. O objetivo da experiência é “recondensar” o vapor para obter água em estado líquido.

A missão parte para Marte em 2020. Lá, a meta é absorver o dióxido de carbono presente na atmosfera do planeta, filtrar a poeira e outros materiais tóxicos aos seres humanos e, através de produtos químicos, transformar as amostras em oxigénio.

Sobre o processo de obtenção de água e oxigénio, Supdis diz tratar-se de “química básica”.

“O problema real não é o processo básico. A preocupação é o meio ambiente imprevisível no espaço, sendo na Lua ou em Marte. Não podemos saber ou prever de que forma as condições climáticas destes lugares poderão afetar a produção”, afirma o geólogo.

Adriano Padilha, ZAP

2 Comments

  1. Boa ideia, com oxigénio em Marte e água na Lua já poderão ir habitar para Marte pois já conseguirão respirar, com uma corda e um balde retiram a água da Lua só falta o petróleo que possivelmente irão buscar a Júpiter com umas mangueiras para poderem alimentar os carrinhos para viajarem em Marte, caso contrário a vida por lá não terá sentido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE