NASA vai produzir água na Lua e oxigénio em Marte

SXC

-

A NASA está a planear missões para demonstrar como produzir água potável na Lua e oxigénio em Marte, informa o Discovery News.

De acordo com o site, as iniciativas são parte de um projeto de exploração espacial a partir da produção de recursos necessários para a sobrevivência dos seres humanos nos planetas de destino. Ou seja, cada grama de itens como água e combustível – considerados “pesos mortos” – deixa de ocupar um espaço que pode ser destinado a mais equipamentos e experiências, considerados “pesos inteligentes”.

O geólogo lunar Paul Spudis, do Instituto Lunar e Planetário de Houston, disse em entrevista ao Discovery News que os estudos mostram que esta é uma opção viável para futuras expedições humanas a Marte, pois garante que as naves contenham combustível suficiente para que possam fazer a viagem de volta. Outra vantagem em produzir recursos em terras “alienígenas” seria a redução drástica nos custos dos lançamentos.

A primeira missão-teste está programada para 2018. Denominada “Resource Prospector”, a NASA planea que a missão envie ferramentas para procurar hidrogénio na Lua.

Os instrumentos também devem obter amostras de vapor de água e outros compostos voláteis presentes no satélite natural da Terra. O objetivo da experiência é “recondensar” o vapor para obter água em estado líquido.

A missão parte para Marte em 2020. Lá, a meta é absorver o dióxido de carbono presente na atmosfera do planeta, filtrar a poeira e outros materiais tóxicos aos seres humanos e, através de produtos químicos, transformar as amostras em oxigénio.

Sobre o processo de obtenção de água e oxigénio, Supdis diz tratar-se de “química básica”.

“O problema real não é o processo básico. A preocupação é o meio ambiente imprevisível no espaço, sendo na Lua ou em Marte. Não podemos saber ou prever de que forma as condições climáticas destes lugares poderão afetar a produção”, afirma o geólogo.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa ideia, com oxigénio em Marte e água na Lua já poderão ir habitar para Marte pois já conseguirão respirar, com uma corda e um balde retiram a água da Lua só falta o petróleo que possivelmente irão buscar a Júpiter com umas mangueiras para poderem alimentar os carrinhos para viajarem em Marte, caso contrário a vida por lá não terá sentido.

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …