NASA vai produzir água na Lua e oxigénio em Marte

SXC

-

A NASA está a planear missões para demonstrar como produzir água potável na Lua e oxigénio em Marte, informa o Discovery News.

De acordo com o site, as iniciativas são parte de um projeto de exploração espacial a partir da produção de recursos necessários para a sobrevivência dos seres humanos nos planetas de destino. Ou seja, cada grama de itens como água e combustível – considerados “pesos mortos” – deixa de ocupar um espaço que pode ser destinado a mais equipamentos e experiências, considerados “pesos inteligentes”.

O geólogo lunar Paul Spudis, do Instituto Lunar e Planetário de Houston, disse em entrevista ao Discovery News que os estudos mostram que esta é uma opção viável para futuras expedições humanas a Marte, pois garante que as naves contenham combustível suficiente para que possam fazer a viagem de volta. Outra vantagem em produzir recursos em terras “alienígenas” seria a redução drástica nos custos dos lançamentos.

A primeira missão-teste está programada para 2018. Denominada “Resource Prospector”, a NASA planea que a missão envie ferramentas para procurar hidrogénio na Lua.

Os instrumentos também devem obter amostras de vapor de água e outros compostos voláteis presentes no satélite natural da Terra. O objetivo da experiência é “recondensar” o vapor para obter água em estado líquido.

A missão parte para Marte em 2020. Lá, a meta é absorver o dióxido de carbono presente na atmosfera do planeta, filtrar a poeira e outros materiais tóxicos aos seres humanos e, através de produtos químicos, transformar as amostras em oxigénio.

Sobre o processo de obtenção de água e oxigénio, Supdis diz tratar-se de “química básica”.

“O problema real não é o processo básico. A preocupação é o meio ambiente imprevisível no espaço, sendo na Lua ou em Marte. Não podemos saber ou prever de que forma as condições climáticas destes lugares poderão afetar a produção”, afirma o geólogo.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa ideia, com oxigénio em Marte e água na Lua já poderão ir habitar para Marte pois já conseguirão respirar, com uma corda e um balde retiram a água da Lua só falta o petróleo que possivelmente irão buscar a Júpiter com umas mangueiras para poderem alimentar os carrinhos para viajarem em Marte, caso contrário a vida por lá não terá sentido.

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …