NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

JPL-Caltech / NASA

Satélite da NASA que vai identificar aquíferos

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido com tecnologia de radar já utilizada em Marte.

Muitos dos aquíferos (formação ou grupo de formações geológicas que podem armazenar água subterrânea) localizados nestas regiões estão a esgotar-se a um ritmo alarmante, o que está a fazer com que muito rapidamente estes comecem a ser escassos, e não tenham capacidade para atender às necessidades das comunidades locais.

O projeto OASIS – Orbiting Arid Subsurfaces and Ice Sheet Sounder – quer colocar um satélite na órbita da Terra para mapear a distribuição de aquíferos rasos debaixo da superfície do deserto.

Os cientistas planeiam usar o instrumento de radar do satélite – uma tecnologia já usada em Marte –  para tentarem perceber como é que os aquíferos se criam, e como é que as águas subterrâneas se movem sob os desertos, através de um sistema complexo de fraturas de subsuperfície que se vão espalhando como uma teia.

Os dados recolhidos no processo serão essenciais para auxiliar numa melhor gestão dos aquíferos localizados nos desertos.

James Graf, diretor de Ciência e Tecnologia da Terra no Jet Propulsion Laboratory, explica que o desenvolvimento do projeto pode ser muito benéfico. “A comunidade científica está muito animada com esta missão. O OASIS será o primeiro radar espacial projetado especificamente para detetar diretamente as águas subterrâneas do planeta Terra”, disse num comunicado.

De acordo com o comunicado, os investigadores do projeto também pretendem estudar a topografia da terra sob mantos de gelo na Gronelândia e na Antártida, para perceberem a espessura dos mantos de gelo que se têm criado, e como estes fluem para o oceano – um fenómeno que está a ser cada vez mais assustador.

Essas informações poderiam melhorar os modelos de respostas atuais, o que ajudaria os investigadores a entender melhor as contribuições da camada de gelo para o aumento do nível do mar.

Os investigadores e os engenheiros do projeto de estudo OASIS deverão passar os próximos dois anos a formular o conceito da missão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …