/

NASA vai explorar a origem das misteriosas “tatuagens” lunares

A agência espacial norte-americana (NASA) quer lançar, pela primeira vez, dois pequenos satélites CubeSats para estudar remoinhos lunares que lembram “tatuagens” na superfície da Lua.

De acordo com a NASA, a missão vai permitir investigar os padrões de luz das tais “tatuagens”, identificadas em mais de 100 pontos da superfície lunar.

Depois de alcançarem a órbita lunar, os satélites CubeSats serão colocados com um cabo de 180 quilómetros ao longo de uma linha perpendicular à superfície da Lua. O satélite menor estará apenas a 9,5 quilómetros da superfície lunar.

Há várias teorias sobre a formação dos remoinhos lunares. Graças a observações anteriores, vários cientistas descobriram que estes padrões estão em áreas da crosta lunar onde os fragmentos antigos são incorporados no campo magnético. Os especialistas sugerem que o campo magnético pode servir como um “escudo” contra o vento solar.

A nova missão da NASA poderia confirmar os pressupostos dos cientistas ou provocar uma “mudança de paradigma”, afirmou Michael Collier, cientista da NASA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.