NASA vai analisar amostras da Lua intactas há quase 50 anos

A agência espacial norte-americana acaba de formar nove equipas para estudar amostras que os seus astronautas recolheram na Lua há quase 50 anos e que permaneceram intactas desde então.

Em comunicado, a NASA explica que o novo projeto visa obter dados que possam ajudar em futuras expedições ao nosso satélite natural, bem como a outros corpos celestes.

Para aumentar a compreensão sobre a Lua, especialistas da NASA, membros de várias organizações militares e diversos professores universitários estarão em contacto pela primeira vez com as amostra trazidas à Terra pelas missões Apollo 15, 16 e 17, que decorreram entre 1971 e 1972.

“Estamos a ir para lá da Lua, empurrando a Ciência para a próxima geração. Ao estudar amostras lunares, estaremos a descobrir novos recursos como água potável, oxigênio e combustível”, pode ler-se no Twitter da NASA.

https://twitter.com/NASA/status/1105257109812400128?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1105257109812400128&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F308345-nasa-analizar-muestras-luna-almacenadas

Seis dos nove grupos em causa vão analisar cerca de 800 gramas de material nunca exposto à atmosfera da Terra e entrarão em contacto com as camadas rochosas da Lua. Os restantes três grupos vão debruçar o seu estudo em amostras congeladas ou que permaneceram em hélio desde que chegaram da Lua.

Especificamente, os especialistas vão tentar saber como se mantém a água na rocha altamente irradiada na superfície lunar, obtendo informações sobre o clima e a atividade vulcânica do nosso satélite natural. Segundo adiantou a NASA, as equipas vão também detalhar as características geológicas do local onde a Apollo 11 alunou para descobrir o seu potencial como “armadilha fria”, na qual a água poderia ter-se congelado.

Estas amostras são “um investimento no futuro” e a agência espacial guardou-as para “aproveitar a tecnologia mais avançada” que temos hoje em dia, visando “responder a perguntas” que os cientistas não sabiam à época que deveriam fazer, explicou Lori Glaze, diretora interina da Divisão de Ciência Planetária da NASA, citada na mesma nota.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda hoje não se percebe o que se passa na Lua , e está tão perto … por isso enviam sondas e naves não tripuladas , porque a maior aldrabice do Mundo , foi terem dito que o homem pisou a Lua , é impossível pois o nível de radiação solar não filtrada pela razão de não existir atmosfera , os matava em minutos . Era o mesmo que entrarem num reactor nuclear de fusão . Sair ao espaço na estão espacial que está a 400 Km já é uma dor de cabeça …

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …