NASA quer bloquear luz das estrelas para identificar vida noutros planetas

Jason Koebler / Motherboard

Uma das pétalas do Starshade.

Uma das pétalas do Starshade.

Nos últimos cinco anos, o Telescópio Espacial Kepler, da NASA, descobriu dezenas de planetas potencialmente habitáveis, mas invisíveis ao olho humano devido ao brilho das estrelas desses mesmos planetas. Porém, esta situação pode estar prestes a alterar-se.

Um novo e audaz plano da agência espacial norte-americana pretende bloquear a luz dessas estrelas.

O projecto, denominado Starshade, funciona exactamente como se pode imaginar. Ou seja, quando olhamos directamente para o sol, não conseguimos ver nada à sua volta. No entanto, se colocarmos algo entre os nossos olhos e a luz do sol, conseguiremos visualizar mais informação.

O plano prevê o envio de um satélite a várias dezenas de milhares de quilómetros da Terra. Este satélite carrega um enorme metal em forma de flor que vai, literalmente, bloquear a luz das estrelas. Trabalhando em conjunto com um telescópio espacial, a Starshade será capaz de se posicionar precisamente entre o telescópio e a estrela em observação, podendo assim bloquear a luz estelar antes de atingir os espelhos do telescópio.

Através desta tecnologia, os astrónomos serão capazes de tirar fotos e adquirir imagens que poderão ser determinantes na identificação de vida em determinado planeta.

«As pétalas têm de ser feitas com extrema precisão; temos de ter o Starshade a viajar longe do telescópio para bloquear a luz das estrelas e assim revelar quaisquer planetas presentes», afirmou Sara Seager, investigadora do MIT, citada pela Motherboard. Seager, que está a ajudar na concepção do projecto, falava durante o evento The Future is Here, do Smithsonian Magazine, que decorreu em Washington este fim-de-semana.

No certame, Seager revelou uma das pétalas. O projecto final terá dezenas delas, que se poderão abrir num padrão específico, de modo a bloquear completamente a luz de uma estrela, como se pode ver no vídeo abaixo:

 

CG/ZAP

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.