NASA mostra como são os incêndios em Portugal vistos do Espaço

(dr) Jeff Schmaltz / NASA Goddard Rapid Response Team

Imagens da NASA mostram o fumo dos incêndios em Portugal Continental

Imagens da NASA mostram o fumo dos incêndios em Portugal Continental

Imagens de satélite captadas pela agência espacial norte-americana mostram o fumo dos incêndios que têm devastado várias regiões de Portugal.

É nas zonas devastadas pelas chamas que se percebe o caos e o sofrimento das populações e dos bombeiros, mas a verdade é que nem do Espaço esse cenário negro passa despercebido.

A NASA tem divulgado nos últimos dias imagens de satélite que mostram o fumo provocado pelos incêndios e que agora atravessa o oceano Atlântico.

Tal como mostram as imagens disponibilizadas pela agência espacial norte-americana, é no norte e centro de Portugal Continental que se vê o maior desgaste das chamas.

Mas também na Madeira onde, no início da semana, o Funchal viveu um autêntico pesadelo, com mais de mil pessoas a serem deslocadas das suas casas e com três mortes confirmadas.

(dr) Jeff Schmaltz / NASA Goddard Rapid Response Team

Imagens da NASA mostram o fumo dos incêndios na Madeira

Imagens da NASA mostram o fumo dos incêndios na Madeira

Só nos primeiros dias de agosto, já arderam cerca de 25.738 hectares de floresta, segundo os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Muitos destes incêndios são provocados por mão criminosa e, de acordo com a PJ, mais de metade dos suspeitos de fogo posto acabam por ser libertados.

Para fazer frente a esta situação, um cidadão português decidiu lançar uma petição que pede o aumento para 25 anos da pena máxima associada a estes casos.

O abaixo-assinado online já conta com quase 40 mil assinaturas e até a ministra da Administração Interna admitiu que este é um tema que tem de ser “seriamente” analisado.

“Muitos destes fogos são postos, declarou Constança Urbano de Sousa que, esta quinta-feira, esteve em Arouca, no distrito de Aveiro, uma das zonas mais afetadas.

“Nascem às três e quatro da manhã e garanto-vos que não é por obra do acaso”, realçou.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. vinte e cinco anos?!! uma ova… ao fim de 5 estão cá fora…. deve existir pena de morte, pelo fogo, ou seja ser colocados no meio dos incêndios… já que os adoram, podem vê-los até ficarem em cinzas!!!! uma pena ideal…
    incendiários, colaborantes, pagantes e beneficiantes são terroristas de máxima potência e devem ser completamente exterminados!”… vinte e cinco anos… vão custar milhões aos contribuintes e mais os crimes que fizeram!!!!…. solução radical é o essencial!… e não venham os fdp dos defensores dos direitos humanos defenderem estes criminosos, porque mereciam a mesma pena!!

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …