NASA mostra como é o pôr-do-sol em Marte

O robô Curiosity, com que a NASA está a estudar Marte há cerca de três anos, captou raras imagens do pôr do-sol no Planeta Vermelho.

A Curiosity aterrou em Agosto de 2012 na chamada Cratera de Gale e foi a partir daí que captou estas imagens, no passado dia 15 de Abril, durante um período de 6 minutos e 51 segundos, revelou a NASA.

A captação de imagens decorreu entre tempestades de poeira, mas alguns vestígios de pó continuaram presentes na atmosfera e é precisamente isso que justifica o tom azulado do pôr-do-sol em Marte.

“As cores vêm do facto de que a poeira muito fina é do tamanho certo e por isso a luz azul penetra a atmosfera de forma ligeiramente mais eficiente”, explica Mark Lemmon, um dos elementos da equipa da Curiosity.

“Quando a luz azul dispersa a poeira, fica mais perto da direcção do sol do que a luz de outras cores. O resto do céu está entre amarelo e laranja, já que as luzes amarela e vermelha se espalham pelo céu, em vez de serem absorvidas ou de ficarem perto do sol”, acrescenta o cientista.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.