/

NASA investe 11 milhões de euros para construir o avião do futuro

Electra / NASA

Conceito de avião do futuro desenvolvido pela Electra

A agência espacial norte-americana quer ser pioneira da “próxima geração da aviação” e criar aviões tecnologicamente competitivos — mais sustentáveis e eficazes.

A NASA está a tentar desenvolver uma nova geração de aviões comerciais com baixas emissões, que proporcionará um modo de viajar mais eficiente e sustentável, conta a Space.

A agência espacial criou prémios para financiar cinco estudos, num valor total de 11,5 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros).

Cada estudo traz uma experiência única para a conceção de um conceito de aeronave da “próxima geração”: desde fontes de combustível alternativas a tecnologias de propulsão e conceção de veículos aerodinâmicos.

JetZero

Conceito de avião do futuro desenvolvido pela JetZero

O investimento na aviação decorre do programa Advanced Aircraft Concepts for Environmental Sustainability (AACES) 2050 e os estudos envolvem empresas como a Aurora Flight Sciences da Boeing (que se vai focar combustíveis alternativos para a aviação, sistemas de propulsão, tecnologias aerodinâmicas e configurações de aeronaves) ou a empresa aeroespacial Electra (propulsão elétrica e design aerodinâmico, que ajudarão a reduzir emissões e ruído).

Também o Instituto de Tecnologia da Geórgia (tecnologias de sustentabilidade, desde combustíveis alternativos a sistemas de propulsão e configurações de aeronaves), a JetZero (aplicação do hidrogénio líquido criogénico como fonte de combustível para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa) e a Pratt & Whitney (melhorias da eficiência térmica e propulsiva) participam no projeto.

Instituto de Tecnologia da Geórgia

Conceito de avião do futuro desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia

Num comunicado da NASA, que cita Bob Pearce, administrador associado da NASA para a Missão de Investigação Aeronáutica, lê-se que “através de iniciativas como a AACES, a NASA está posicionada para aproveitar um vasto conjunto de perspetivas sobre como aumentar ainda mais a eficiência das aeronaves, reduzir o impacto ambiental da aviação e aumentar a competitividade tecnológica dos EUA nas décadas de 2040, 2050 e mais além”.

“As propostas selecionadas provêm de um conjunto diversificado de organizações que irão proporcionar explorações estimulantes e abrangentes dos cenários, tecnologias e conceitos de aeronaves que farão avançar a aviação no sentido dos seus objetivos de sustentabilidade transformadores”, cita-se no comunicado Nateri Madavan, diretora do Programa de Veículos Aéreos Avançados da NASA.

Os conceitos de aeronaves concebidos pela NASA (o “avião do futuro”, como escreve a Space) podem entrar no mercado dentro de 25 anos e vêm responder ao objetivo dos EUA de obter emissões líquidas nulas na aviação até 2050. 

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.