NASA revela dados surpreendentes sobre o interior de Júpiter

Quatro novos estudos, baseados em dados fornecidos pela sonda espacial Juno, revelam detalhes surpreendentes sobre a dinâmica e estrutura do interior de Júpiter.

Até ao momento, pouco se sabia sobre o que se encontra no interior daquele que é o maior planeta do Sistema Solar. Dados fornecidos pela sonda espacial Juno, que se encontra na órbita de Júpiter desde 2016, estão a revelar dados surpreendentes sobre a dinâmica e estrutura do interior deste planeta.

Pouco se sabia, pelo menos até agora, o que escondiam as densas nuvens vermelhas, castanhas, brancas e amarelas de Júpiter.

“A Juno foi concebida para olhar além dessas nuvens” disse Yohai Kaspi, professor de ciências planetárias no Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, que liderou uma parte da investigação apoiada nas novas medições sobre a gravidade em Júpiter, obtidas pela sonda da NASA.

Segundo Luciano Less, engenheiro aeroespacial da Universidade Sapienza de Roma (Itália), que também coordenou uma parte do trabalho, os investigadores só tinham conseguido “obter informação a partir da órbita de Júpiter”, um planeta gasoso sem qualquer superfície sólida.

De acordo com o Público, a equipa de Less dedicou-se a estudar as informações de Juno sobre o campo gravitacional de Júpiter que varia de um polo para outro do planeta. Os dados foram analisados e publicados em quatro estudos na Nature.

A equipa, liderada por Alberto Adriani, do Instituto de Astrofísica e Planetologia Espacial em Roma e principal autor de um artigo, chegou à conclusão que os conhecidos ciclones nos polos de Júpiter formam padrões poligonais persistentes.

No polo Norte, oito ciclones circumpolares rodam em torno de um único ciclone, enquanto o ciclone polar Sul é rodeado por cinco desses ciclones. No entanto, apesar de agora sabermos que estão lá, as origens destes ciclones e a forma como persistem sem se fundirem permanecem desconhecidas.

Além disso, os dados mostram que à medida que passamos a superfície em direção ao interior, o gás de Júpiter (é composto 99% por hidrogénio e hélio) torna-se ionizado e transforma-se num líquido metálico quente e denso.

O seu interior mais profundo é composto por uma mistura de hidrogénio fluido com hélio, que roda como se fosse um corpo sólido. “O centro pode conter um núcleo feito de rochas de alta pressão e alta temperatura e talvez água, mas acredita-se que seja fluido, não sólido”, afirma Tristan Guillot, cientista da Universidade de Côte d’Azur, em Nice, França.

Foi também verificada uma ligeira assimetria entre entre o campo gravitacional dos hemisférios Norte e Sul, graças às correntes de jatos do planeta, que estão associadas às riscas que caracterizam a sua superfície. Segundo Kaspi, quanto mais profundos os fluxos, mais massa têm.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Mede cerca de 143 mil quilómetros de diâmetro no seu equador, sendo grande o suficiente para que nele caibam 1300 Terras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …