NASA identifica novos sinais do encolhimento de Mercúrio

JHU APL / Carnegie Institution of Washington / NASA

Messenger, a sonda lançada pela NASA há 6 anos e meio para explorar Mercúrio

Messenger, a sonda lançada pela NASA para explorar Mercúrio

A NASA descobriu um vale gigante em Mercúrio, que pode ser a primeira prova da compressão do planeta. A depressão estende-se por aproximadamente 1000 km até ao interior da bacia de Rembrandt, uma das maiores crateras do planeta.

O vale foi descoberto através de um novo mapa topográfico de alta resolução do hemisfério sul de Mercúrio, elaborado com recurso a imagens obtidas pela sonda Messenger – que foi lançada para o pequeno planeta em Agosto de 2004 e se despenhou em 2015 após ficar sem combustível.

“O grande vale de Mercúrio não é causado pela separação de placas litosféricas, é o resultado da contração global de um planeta com uma única placa”, disse Thomas Watters, investigador do Smithsonian’s National Air and Space Museum.

A estrutura descoberta tem aproximadamente 3 km de profundidade e está associado a dois grandes declives – Belgica Rupes e Enterprise Rupes.

NASA

Mapa topográfico da região a sudoeste da bacia de Rembrandt

Mapa topográfico da região a sudoeste da bacia de Rembrandt

“Existem exemplos semelhantes na Terra, que envolvem placas oceânicas e continentais, mas esta pode ser a primeira prova deste processo geológico em Mercúrio”, disse Watters.

Segundo o estudo divulgado na Geophysical Research Letters, o vale gigante foi criado à medida que o interior de Mercúrio arrefeceu e fez com que a única placa da crosta do planeta se contraísse.

A explicação mais provável para este fenómeno é de uma longa curvatura na camada externa do planeta em resposta à diminuição e contração do astro. As rochas da crosta de Mercúrio foram empurradas para cima enquanto o chão do vale se comprimiu.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …