NASA fotografou um “dragão chinês” em Marte

HiRISE / NASA

A HiRISE fotografou um dragão chinês na superfície marciana. A fotografia é de julho de 2007, mas a NASA notou as semelhanças com 13 anos de atraso.

Depois da aparição do logotipo de Star Trek numa cratera gigante, a câmara de alta resolução Imagine Science Experiment (HiRISE) a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA fotografou um dragão chinês, escondido no Grand Canyon de Marte, que se estende ao longo do equador do planeta.

Segundo o IFL Science, a HiRISE é a câmara mais poderosa alguma vez enviada para outro planeta: com uma capacidade de alta resolução de até 30 centímetros por píxel, a câmara envia dados para a Terra desde 2006 e já cobriu cerca de 2,4% da superfície do Planeta Vermelho.

A fotografia em causa foi tirada a 4 de julho de 2007 e regista o sudoeste de Melas Chasma, o segmento mais amplo do sistema Canyon Valles Marineris. Vista a 158 quilómetros acima do planeta, uma parte da rocha marciana e do desfiladeiro parece ter formado um “dragão chinês“.

Na imagem, o solo castanho claro do Canyon está repleto de depósitos irregulares, que variam em tamanho, entre 100 e 500 metros de diâmetro. O solo mais claro contrasta com os depósitos mais escuros.

Mas esta não é a única fotografia bizarra que a NASA já registou. A lista contabiliza ainda uma cratera que lembra o Pacman e até uma formação incomum de dunas que parecem recriar o clássico logótipo da Frota Estelar de Star Trek.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

      • Estão por todo o lado….
        Só falta a confirmação que vieram de marte há muito…. Muito tempo… Tanto que até se perdeu no tempo a conta…. Vieram numa nave ultra avançada tecnologicamente com ” cadernos ” que ensinam como evoluir tecnologicamente….. E deu no que deu!

  1. Pronto, agora deu a gota serena msm.
    Esse aí deve ser Shenlong, agora é só juntar as 7 esferas do dragão e fazer um pedido.

  2. Tanta coisa mais útil e interessante pra se ocuparem na Terra para o bem da humanidade…. Mas como não só, não querem, e fazem ainda questão de provocar e dar nas vistas, que é o que andam a fazer, e a chupar até ao tutano todos os que se fascinam com semelhantes macacadas, com brincadeiras de computadores, como canalha a brincar aos insultos e insinuações a ver quem atinge mais, e a esbanjar milhões que seriam bem úteis pra suprimir tantos males….
    Depois dizem que não há suficiente pra todos no mundo,…e é só olhar ao redor e se vê o desperdício…
    Mas isso tem um preço….!

RESPONDER

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …