NASA está a rastrear a estranha “amolgadela” no campo magnético da Terra

Cientistas da agência espacial norte-americana (NASA) estão a rastrear a estranha “amolgadela” no campo magnético da Terra, que se move lentamente para oeste sobre a América do Sul e o sul do Oceano Atlântico.

Esta depressão, batizada de Anomalia do Atlântico Sul (SAA, na sua sigla em inglês), é já conhecida dos cientistas, tal como frisa o portal Futurism.

Trata-se de uma área caracterizada por uma redução significativa na força do campo magnético da Terra em comparação com áreas em latitudes geográficas semelhantes.

Neste local, a proteção contra radiação nociva do Espaço, que é garantida pelo campo magnético do nosso planeta, é bastante menor.

Agora, a agência espacial norte-americana está a investigar o movimento desta depressão, que se move para oeste, numa divisão uniforme em dois lobos, tal como descreve a NASA em comunicado de imprensa esta semana divulgado.

Os cientistas acreditam que a “amolgadela” é causada por violentas tempestades solares que deformam os “cinturões de Van Allen”, duas zonas em forma de donut que envolvem a Terra e capturam as partículas carregadas e nocivas do Espaço.

“Um campo localizado com polaridade invertida cresce fortemente na região SAA, tonando a intensidade do campo muito fraca, mais fraca do que a das regiões vizinhas”, explicou em comunicado Weijia Kuang, geofísica e matemática do Goddard Space Flight Center.

O enfraquecimento do campo nesta região pode levar, na pior das hipóteses, à destruição de satélites e é por estes mesmo motivo que a NASA acompanha de perto a depressão.

“Embora [o movimento do SAA] seja lento, este está a passar por algumas mudanças na sua morfologia e por isso é importante que o continuaremos a observar através de missões contínuas”, completou Terry Sabaka, geofísico do Goddard Space Flight Center.

“E isso ajuda-nos a fazer modelos e previsões“, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador português. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …