Pode haver vida na Lua. Chegou à boleia

Cientista da NASA revelou que há altas probabilidades de haver vida microbiana no polo sul da Lua. E terá ido de boleia…

Prabal Saxena, cientista do Goddard Space Flight Center da NASA, afirmou que pode existir vida microbiana na Lua.

“Uma das coisas mais impressionantes que a nossa equipa descobriu é que, tendo em conta a pesquisa recente sobre os meios em que certa vida microbiana pode sobreviver, pode haver lugares potencialmente habitáveis ​​para elas na Lua”, disse Prabal Saxena, ao Space.com.

O cientista explica que, caso se confirme a existência, é provável que os micróbios tenham ido à boleia de um módulo lunar, da terra para a Lua.

Como conta a Insider, os pesquisadores descobriram que uma bactéria chamada Deinococcus radiodurans sobreviveu por um ano do lado de fora da Estação Espacial Internacional.

“Atualmente, estamos a trabalhar para entender quais são os organismos mais prováveis de sobreviver nessas regiões”, disse Prabal Saxena.

A NASA espera voltar a pousar astronautas na Lua, no próximo ano, 52 anos depois.

Para 2025, o objetivo é andar solos nunca dantes pisados: levar o homem ao polo sul lunar pela primeira vez. Por esse motivo, essa região tem recebido uma maior atenção da comunidade científica.

Em 2018, os cientistas encontraram a primeira prova direta e decisiva da existência de água na lua, detetando a presença de gelo em ambos os polos do satélite.

Os dados da nave espacial Moon Mineralogy Mapper (M3) da NASA, que foi lançada pela Índia, em 2008, a bordo da sonda Chandrayaan-1, permitiram comprovar de forma direta que há água na Lua.

O gelo foi detetado no interior de crateras junto aos polos sul e norte da Lua, em zonas que nunca recebem diretamente a luz do Sol e que, por isso, podem ser um refúgio seguro para micróbios extremos.

“É importante ressaltar que pesquisas recentes, sobre a capacidade de sobrevivência de micróbios expostos a condições como as da superfície lunar, indicam uma resiliência surpreendente de numerosos microrganismos a tais condições”, afirmou recentemente Prabal Saxena, à Inside Outer Space.

Ou seja, a existência de vida microbiana na Lua é um cenário cada vez mais provável.

De acordo com o Space.com, se a teoria de Prabal Saxena estiver correta, esses micróbios, além de conseguirem sobreviver, poderão crescer e prosperar nessas condições lunares.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.