NASA descobriu Sistema Solar com 8 planetas semelhante ao nosso

A NASA anunciou a descoberta de um novo planeta no sistema Kepler-90. Isto significa que este sistema solar distante tem oito planetas, tal como o Sistema Solar da Terra, e com características muito semelhantes.

A descoberta da NASA, anunciada esta quinta-feira, foi feita graças aos dados recolhidos pelo telescópio Kepler e à Inteligência Artificial (IA) da Google.

Os investigadores Christopher Shallue, engenheiro da Google, e Andrew Vanderburg, astrónomo da Universidade do Texas, nos EUA, programaram um computador com IA para que este conseguisse identificar exoplanetas, nas leituras de luz registadas pelo telescópio Kepler.

A Google treinou algoritmos de machine learning para aprenderem a detectar os padrões de luz deixados pelos planetas quando orbitam em torno das suas estrelas, e que são registados pelo Kepler. Isto agilizou a análise da imensidão de dados recolhidos pelo telescópio.

Assim, foi possível detectar este novo planeta, baptizado Kepler-90i, que confirma que o sistema Kepler-90 tem tantos planetas como a Terra, ou seja oito, e com características semelhantes – os planetas mais pequenos ficam localizados perto da estrela e os maiores mais afastados, tal como no nosso Sistema Solar.

“O sistema de estrelas Kepler-90 é como uma mini-versão do nosso Sistema Solar. Há pequenos planetas no interior e grandes planetas no exterior, mas está tudo amassado muito mais próximo”, explica Andrew Vanderburg no comunicado da NASA.

O Kepler-90, que fica a 2.500 anos-luz de distância, é “muito mais compacto do que o nosso Sistema Solar”, com “todos os oito mundos” que o compõem a estarem muito “mais próximos da sua estrela do que a Terra está do Sol”, explica Vanderburg, citado pelo Live Science.

NASA / Wendy Stenzel

O sistema Kepler-90 que tem oito planetas, tantos como o sistema solar da Terra.

Temperaturas de 430 graus

O planeta Kepler-90i terá algumas semelhanças com a Terra mas será, provavelmente, “demasiado quente para acolher vida”, já que “completa uma órbita [em torno da estrela] a cada 14.4 dias da Terra”, explica o Live Science, com base nas informações da pesquisa dos cientistas da NASA.

As temperaturas no planeta rondarão os 430 graus, como salienta Vanderburg.

Além deste novo planeta do sistema Kepler-90, a NASA descobriu ainda outro planeta noutro sistema diferente, o Kepler-80g. Este é o sexto planeta do seu sistema que orbita em torno de uma estrela anã, localizada a cerca de 1.160 anos-luz do sol.

Os investigadores da NASA vão continuar a usar a IA da Google para procurar mais planetas “escondidos” nos dados do telescópio Kepler que já permitiu revelar mais de 2.500 mundos extraterrestres.

“Há muita quantidade de dados por explorar no sistema Kepler-90 e seria muito surpreendente se não houvesse mais planetas em torno desta estrela”, constata Vanderburg.

Este investigador acredita que pode haver outros sistemas solares semelhantes ao nosso e ao Kepler-90, eventualmente já registados na imensidão de dados recolhidos pelo telescópio Kepler.

“Estes resultados demonstram o valor duradouro da missão Kepler“, constata a cientista Jessie Dotson, do Centro de Pesquisa da NASA na Califórnia, também citada no comunicado da agência espacial.

“Estou certa de que há mais novidades nos dados à espera de serem encontradas”, conclui.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …