NASA descobriu Sistema Solar com 8 planetas semelhante ao nosso

A NASA anunciou a descoberta de um novo planeta no sistema Kepler-90. Isto significa que este sistema solar distante tem oito planetas, tal como o Sistema Solar da Terra, e com características muito semelhantes.

A descoberta da NASA, anunciada esta quinta-feira, foi feita graças aos dados recolhidos pelo telescópio Kepler e à Inteligência Artificial (IA) da Google.

Os investigadores Christopher Shallue, engenheiro da Google, e Andrew Vanderburg, astrónomo da Universidade do Texas, nos EUA, programaram um computador com IA para que este conseguisse identificar exoplanetas, nas leituras de luz registadas pelo telescópio Kepler.

A Google treinou algoritmos de machine learning para aprenderem a detectar os padrões de luz deixados pelos planetas quando orbitam em torno das suas estrelas, e que são registados pelo Kepler. Isto agilizou a análise da imensidão de dados recolhidos pelo telescópio.

Assim, foi possível detectar este novo planeta, baptizado Kepler-90i, que confirma que o sistema Kepler-90 tem tantos planetas como a Terra, ou seja oito, e com características semelhantes – os planetas mais pequenos ficam localizados perto da estrela e os maiores mais afastados, tal como no nosso Sistema Solar.

“O sistema de estrelas Kepler-90 é como uma mini-versão do nosso Sistema Solar. Há pequenos planetas no interior e grandes planetas no exterior, mas está tudo amassado muito mais próximo”, explica Andrew Vanderburg no comunicado da NASA.

O Kepler-90, que fica a 2.500 anos-luz de distância, é “muito mais compacto do que o nosso Sistema Solar”, com “todos os oito mundos” que o compõem a estarem muito “mais próximos da sua estrela do que a Terra está do Sol”, explica Vanderburg, citado pelo Live Science.

NASA / Wendy Stenzel

O sistema Kepler-90 que tem oito planetas, tantos como o sistema solar da Terra.

Temperaturas de 430 graus

O planeta Kepler-90i terá algumas semelhanças com a Terra mas será, provavelmente, “demasiado quente para acolher vida”, já que “completa uma órbita [em torno da estrela] a cada 14.4 dias da Terra”, explica o Live Science, com base nas informações da pesquisa dos cientistas da NASA.

As temperaturas no planeta rondarão os 430 graus, como salienta Vanderburg.

Além deste novo planeta do sistema Kepler-90, a NASA descobriu ainda outro planeta noutro sistema diferente, o Kepler-80g. Este é o sexto planeta do seu sistema que orbita em torno de uma estrela anã, localizada a cerca de 1.160 anos-luz do sol.

Os investigadores da NASA vão continuar a usar a IA da Google para procurar mais planetas “escondidos” nos dados do telescópio Kepler que já permitiu revelar mais de 2.500 mundos extraterrestres.

“Há muita quantidade de dados por explorar no sistema Kepler-90 e seria muito surpreendente se não houvesse mais planetas em torno desta estrela”, constata Vanderburg.

Este investigador acredita que pode haver outros sistemas solares semelhantes ao nosso e ao Kepler-90, eventualmente já registados na imensidão de dados recolhidos pelo telescópio Kepler.

“Estes resultados demonstram o valor duradouro da missão Kepler“, constata a cientista Jessie Dotson, do Centro de Pesquisa da NASA na Califórnia, também citada no comunicado da agência espacial.

“Estou certa de que há mais novidades nos dados à espera de serem encontradas”, conclui.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …

Porto 1-2 Braga | “Guerreiros” de aço gelam Dragão

O SC Braga venceu um jogo no palco do Dragão em duelos do campeonato 15 anos depois. No embate que abriu as contas da 17ª jornada, a última da primeira volta da Liga NOS, os …

Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem …

Greenpeace aparece em lista de grupos extremistas da polícia britânica

A organização ambientalista Greenpeae aparece numa lista de grupos extremistas da polícia britânica, ao lado de símbolos neonazis. Uma lista da unidade de contraterrorismo da polícia do Reino Unido inclui a Greenpeace como uma organização extremista. …