/

Uma década de Sol em vídeo. NASA divulga timelapse da nossa estrela

O Observatório da Dinâmica Solar tira uma fotografia do Sol a cada 0,75 segundos e reuniu, na última década, 425 milhões de imagens.

A NASA compilou dez anos de imagens do Sol num vídeo em timelapse. O Observatório da Dinâmica Solar (SDO) tira uma fotografia da estrela a cada 0,75 segundos e já reuniu, durante este período, 425 milhões de imagens, o equivalente a 20 milhões de gigabytes de dados.

As imagens permitiram “inúmeras novas descobertas sobre a forma como funciona a nossa estrela mais próxima e como ela influencia o sistema solar”, anuncia uma nota no site da agência espacial norte-americana.

O vídeo de uma hora permite ver toda a atividade do Sol no Espaço nos últimos 10 anos. Este retrato do Sol mostra um aumento e diminuição da atividade que ocorre como parte do ciclo solar de 11 anos, mas também outros “eventos notáveis” como a movimentação dos planetas e erupções.

“Embora o SDO tenha mantido um olho atento apontado para o Sol, existiram momentos que não captou. As partes escuras no vídeo são causadas ​​pela Terra ou pela Lua a eclipsar o SDO enquanto passam entre a nave espacial e o Sol”, explica a NASA.

O instrumento vai continuar a monitorizar o Sol por “muitos anos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.