NASA cria Departamento de Defesa Planetária

Touchstone Pictures

Armageddon (1998)

A NASA criou o Departamento de Coordenação de Defesa Planetária – ou PDCO, na sigla em inglês – que vai passar a coordenar todos os projetos financiados pela agência que se destinam a identificar e analisar asteróides ou cometas que passam perto da Terra.

Pouco se pode fazer para parar os asteróides que nos podem atingir a qualquer momento – não sabemos mesmo como pará-los.

Usando telescópios, os astrónomos têm trabalhado na localização e mapeamento dos objetos mais próximos da órbita da Terra – chamados em inglês de near-Earth objects (NEO) -, e já conseguiram localizar mais de 90% dos NEOs com mais de um quilómetro de diâmetro.

Ainda faltam os objetos menores, com diâmetro ou comprimento de 140 metros, que apesar de “pequenos”ainda representam um risco considerável. A NASA quer detetar também 90% destes até o fim da década.

Mas apenas localizar os objetos não é suficiente para afastar a sua ameaça.

O diretor do novo Departamento de Coordenação de Defesa Planetária, Lindley Johnson, declarou que “o estabelecimento formal do PDCO torna evidente que a agência está comprometida em liderar os esforços internacionais para a deteção das ameaças de impacto natural, e no planeamento para casos de eventual necessidade de uma defesa planetária”.

A longo prazo, a defesa planetária deve consistir do desenvolvimento de tecnologias ao estilo da usada no filme “Armageddon”, que possam redirecionar ou desviar NEOs que estejam em rota de colisão.

Se não for possível o desvio ou redirecionamento, a NASA trabalhará com a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) e homólogos de outros países, informando a hora e local do impacto e os efeitos esperados, para ajudar nas ações de mitigação de catástrofes.

É possível que a criação deste departamento da NASA sensibilize outros governos a lançarem ações semelhantes – ou até mesmo um projeto conjunto para o desenvolvimento de tecnologia de defesa planetária.

Como afirmou o astrónomo Neil deGrasse Tyson, cada asteróide que passa perto de nós é um lembrete da natureza: “E então, como vai aquele programa espacial?”

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …