NASA cria Departamento de Defesa Planetária

Touchstone Pictures

Armageddon (1998)

A NASA criou o Departamento de Coordenação de Defesa Planetária – ou PDCO, na sigla em inglês – que vai passar a coordenar todos os projetos financiados pela agência que se destinam a identificar e analisar asteróides ou cometas que passam perto da Terra.

Pouco se pode fazer para parar os asteróides que nos podem atingir a qualquer momento – não sabemos mesmo como pará-los.

Usando telescópios, os astrónomos têm trabalhado na localização e mapeamento dos objetos mais próximos da órbita da Terra – chamados em inglês de near-Earth objects (NEO) -, e já conseguiram localizar mais de 90% dos NEOs com mais de um quilómetro de diâmetro.

Ainda faltam os objetos menores, com diâmetro ou comprimento de 140 metros, que apesar de “pequenos”ainda representam um risco considerável. A NASA quer detetar também 90% destes até o fim da década.

Mas apenas localizar os objetos não é suficiente para afastar a sua ameaça.

O diretor do novo Departamento de Coordenação de Defesa Planetária, Lindley Johnson, declarou que “o estabelecimento formal do PDCO torna evidente que a agência está comprometida em liderar os esforços internacionais para a deteção das ameaças de impacto natural, e no planeamento para casos de eventual necessidade de uma defesa planetária”.

A longo prazo, a defesa planetária deve consistir do desenvolvimento de tecnologias ao estilo da usada no filme “Armageddon”, que possam redirecionar ou desviar NEOs que estejam em rota de colisão.

Se não for possível o desvio ou redirecionamento, a NASA trabalhará com a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) e homólogos de outros países, informando a hora e local do impacto e os efeitos esperados, para ajudar nas ações de mitigação de catástrofes.

É possível que a criação deste departamento da NASA sensibilize outros governos a lançarem ações semelhantes – ou até mesmo um projeto conjunto para o desenvolvimento de tecnologia de defesa planetária.

Como afirmou o astrónomo Neil deGrasse Tyson, cada asteróide que passa perto de nós é um lembrete da natureza: “E então, como vai aquele programa espacial?”

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …