/

NASA capta pela primeira vez explosão de uma supernova

A agência espacial norte-americana captou pela primeira vez, com a ajuda do observatório Kepler, a explosão de uma supernova.

Um grupo de astrofísicos da NASA registou pela primeira vez, com a ajuda do observatório espacial Kepler, a explosão de uma supernova tipo II.

O vídeo, divulgado pela agência espacial norte-americana em forma de animação, mostra o fim de vida da estrela gigante KSN 2011d, cujo tamanho é 500 vezes maior e 20 mil vezes mais brilhante do que o Sol.

Durante a explosão, o seu combustível termonuclear foi completamente queimado, tendo a estrela sido destruída por causa da gravidade. Este processo aconteceu ao mesmo tempo que a criação de um núcleo muito sólido (uma estrela de neutrões) e a emissão da sua crosta para o Espaço.

Os dados sobre esta estrela têm vindo a ser colecionados pelo Kepler desde 2011. No mesmo ano, o observatório viu a explosão de uma outra supernova – a estrela KSN 2011a – que está localizada a 700 milhões de anos solares da Terra e tem um tamanho 300 vezes superior do que o Sol.

Para observar estes dois acontecimentos, o observatório espacial seguiu durante três anos milhões de estrelas provenientes de 500 galáxias. Esta foi a primeira vez que a NASA conseguiu captar o momento.

Apesar da missão Kepler ter terminado em 2013, a NASA quer continuar a procurar supernovas no âmbito da K2, para melhor perceber a importância destas explosões no desenvolvimento do Universo.

Além disso, capturar este tipo de imagens pode dar aos astrónomos as bases necessárias para entender o ciclo vital das estrelas.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.