NASA cancelou caminhada espacial 100% feminina. Não tinha fatos que servissem às astronautas

NASA

A histórica caminhada espacial 100% feminina estava marcada para 29 de março, mas a NASA cancelou a viagem por não ter fatos espaciais suficientes que sirvam às astronautas.

Os planos da NASA para a primeira caminha espacial totalmente feminina não estão a correr como planeado. A agência internacional cancelou a expedição por não ter fatos suficientes que sirvam às astronautas.

No início deste mês, a NASA anunciou que, pela primeira vez na história, estava previsto que uma dupla de mulheres astronautas realizassem uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional.

Anne McClain e Christina Kochiam realizar a caminhada esta sexta-feira, 29 de março, no âmbito da Expedição 59. Kristen Facciol, controladora de voos da Agência Espacial Canadiana (que coopera com a NASA),ficaria em terra e aos comandos a partir do Centro Espacial Johnson em Houston, estado norte-americano do Texas.

No entanto, num comunicado publicado esta terça-feira no site da NASA, a agência espacial adianta que os astronautas Nick Hague e Anne McClain realizaram uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional a 22 de março deste ano, a primeira numa série de três. Agora, está programado que Hague e Christina Koch realizem uma segunda caminhada esta sexta-feira para instalar baterias em alguns painéis solares da estação.

Estava planeado que as duas astronautas iriam realizar esta segunda caminhada. “No entanto, quando McClain e Hague foram consultados depois da caminhada de 22 de março, os gerentes desta missão decidiram ajustar as tarefas, em parte devido à disponibilidade de fatos espaciais na estação”.

“Anne McClain descobriu, durante a primeira caminhada, que um torso superior de tamanho médio, ou seja, a camisola do fato espacial, lhe serve melhor. Uma vez que apenas pode ser produzida uma camisola deste tamanho até sexta-feira, será Christina Koch a usá-la”, escreve a agência espacial, citada pelo Público.

No Twitter, McClain conta que, durante a viagem de 22 de março, foi necessário verificar o tamanho dos fatos espaciais para ter em conta o crescimento no espaço devido à microgravidade. “Sou 2 polegadas (cerca de 5 centímetros) mais alta do que quando descolamos”, escreveu a astronauta.

Anne McClain foi a 13ª mulher a realizar uma caminhada espacial e Koch será a 14ª.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …