NASA cancelou caminhada espacial 100% feminina. Não tinha fatos que servissem às astronautas

NASA

A histórica caminhada espacial 100% feminina estava marcada para 29 de março, mas a NASA cancelou a viagem por não ter fatos espaciais suficientes que sirvam às astronautas.

Os planos da NASA para a primeira caminha espacial totalmente feminina não estão a correr como planeado. A agência internacional cancelou a expedição por não ter fatos suficientes que sirvam às astronautas.

No início deste mês, a NASA anunciou que, pela primeira vez na história, estava previsto que uma dupla de mulheres astronautas realizassem uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional.

Anne McClain e Christina Kochiam realizar a caminhada esta sexta-feira, 29 de março, no âmbito da Expedição 59. Kristen Facciol, controladora de voos da Agência Espacial Canadiana (que coopera com a NASA),ficaria em terra e aos comandos a partir do Centro Espacial Johnson em Houston, estado norte-americano do Texas.

No entanto, num comunicado publicado esta terça-feira no site da NASA, a agência espacial adianta que os astronautas Nick Hague e Anne McClain realizaram uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional a 22 de março deste ano, a primeira numa série de três. Agora, está programado que Hague e Christina Koch realizem uma segunda caminhada esta sexta-feira para instalar baterias em alguns painéis solares da estação.

Estava planeado que as duas astronautas iriam realizar esta segunda caminhada. “No entanto, quando McClain e Hague foram consultados depois da caminhada de 22 de março, os gerentes desta missão decidiram ajustar as tarefas, em parte devido à disponibilidade de fatos espaciais na estação”.

“Anne McClain descobriu, durante a primeira caminhada, que um torso superior de tamanho médio, ou seja, a camisola do fato espacial, lhe serve melhor. Uma vez que apenas pode ser produzida uma camisola deste tamanho até sexta-feira, será Christina Koch a usá-la”, escreve a agência espacial, citada pelo Público.

No Twitter, McClain conta que, durante a viagem de 22 de março, foi necessário verificar o tamanho dos fatos espaciais para ter em conta o crescimento no espaço devido à microgravidade. “Sou 2 polegadas (cerca de 5 centímetros) mais alta do que quando descolamos”, escreveu a astronauta.

Anne McClain foi a 13ª mulher a realizar uma caminhada espacial e Koch será a 14ª.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …