NASA batiza pedra de Marte “Rolling Stones Rock”

A equipa da sonda InSight da NASA nomeou uma pedra em Marte em honra da banda britânica, Rolling Stones. A pedra, pouco maior do que uma bola de golfe, rolou cerca de um metro a 26 de novembro de 2018.

Na reação à notícia da denominação da pedra, a banda de rock diz que esta foi uma “maravilhosa maneira de celebrar a digressão ‘Stones no Filter‘”. Os Rolling Stones agradeceram à NASA, realçando que este é um marco na história da banda.

Pouco maior que uma bola de golfe, a rocha parecia ter rolado cerca de um metro a 26 de novembro de 2018, impulsionada pela pressão dos propulsores da InSight, quando o veículo espacial aterrou em Marte para estudar o interior do planeta.

As imagens tiradas pela InSight no dia seguinte, mostram o rasto no solo avermelhado de Marte ao lado da Rolling Stones Rock. É o percurso mais longo que a NASA viu uma rocha fazer enquanto um veículo espacial pousava num planeta.

“O nome Rolling Stones Rock encaixa perfeitamente”, explicou Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da NASA, em Washington.

O Jet Propulsion Laboratory (JPL), uma divisão da Caltech, gere o InSight para o Diretório de Missões Científicas da NASA.

Tendo ajudado a NASA a aterrar as suas missões em Marte desde 1997, o geólogo da JPL, Matt Golombek, é uma estrela do ‘rock’ por si só. O geólogo e outros cientistas contam as rochas e avaliam a segurança dos possíveis locais de pouso para os veículos espaciais.

“Já vi muitas pedras de Marte na minha carreira”, revelou Golombeck. Embora considere que a probabilidade deste caso aparecer em vários artigos científicos seja baixa, o geólogo acha o Rolling Stones Rock o mais ‘cool'”.

Nomes científicos oficiais para lugares e objetos do sistema solar — incluindo asteroides, cometas e sítios específicos em planetas — só podem ser designados pela sociedade científica International Astronomical Union. Contudo, os cientistas que trabalham com os módulos da NASA em Marte deram muitos apelidos informais às rochas.

Ao fazê-lo, torna-se mais fácil para discutir os diferentes objetos e consultá-los em documentos científicos. Assim sendo, embora o nome Rolling Stones Rock seja informal, vai aparecer nos mapas de Marte.

“Parte da carta da NASA é partilhar o nosso trabalho com diferentes públicos. Quando descobrimos que os Stones iam estar em Pasadena, honrá-los parecia uma maneira divertida de alcançar fãs em todo o mundo“, refere a diretora Lori Glaze.

O ator Robert Downey Jr. fez o anúncio na quinta-feira, dia 22 de agosto, à plateia do estádio Rose Bowl em Pasadena, antes da banda subir ao palco para um concerto.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …