NASA batiza pedra de Marte “Rolling Stones Rock”

A equipa da sonda InSight da NASA nomeou uma pedra em Marte em honra da banda britânica, Rolling Stones. A pedra, pouco maior do que uma bola de golfe, rolou cerca de um metro a 26 de novembro de 2018.

Na reação à notícia da denominação da pedra, a banda de rock diz que esta foi uma “maravilhosa maneira de celebrar a digressão ‘Stones no Filter‘”. Os Rolling Stones agradeceram à NASA, realçando que este é um marco na história da banda.

Pouco maior que uma bola de golfe, a rocha parecia ter rolado cerca de um metro a 26 de novembro de 2018, impulsionada pela pressão dos propulsores da InSight, quando o veículo espacial aterrou em Marte para estudar o interior do planeta.

As imagens tiradas pela InSight no dia seguinte, mostram o rasto no solo avermelhado de Marte ao lado da Rolling Stones Rock. É o percurso mais longo que a NASA viu uma rocha fazer enquanto um veículo espacial pousava num planeta.

“O nome Rolling Stones Rock encaixa perfeitamente”, explicou Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da NASA, em Washington.

O Jet Propulsion Laboratory (JPL), uma divisão da Caltech, gere o InSight para o Diretório de Missões Científicas da NASA.

Tendo ajudado a NASA a aterrar as suas missões em Marte desde 1997, o geólogo da JPL, Matt Golombek, é uma estrela do ‘rock’ por si só. O geólogo e outros cientistas contam as rochas e avaliam a segurança dos possíveis locais de pouso para os veículos espaciais.

“Já vi muitas pedras de Marte na minha carreira”, revelou Golombeck. Embora considere que a probabilidade deste caso aparecer em vários artigos científicos seja baixa, o geólogo acha o Rolling Stones Rock o mais ‘cool'”.

Nomes científicos oficiais para lugares e objetos do sistema solar — incluindo asteroides, cometas e sítios específicos em planetas — só podem ser designados pela sociedade científica International Astronomical Union. Contudo, os cientistas que trabalham com os módulos da NASA em Marte deram muitos apelidos informais às rochas.

Ao fazê-lo, torna-se mais fácil para discutir os diferentes objetos e consultá-los em documentos científicos. Assim sendo, embora o nome Rolling Stones Rock seja informal, vai aparecer nos mapas de Marte.

“Parte da carta da NASA é partilhar o nosso trabalho com diferentes públicos. Quando descobrimos que os Stones iam estar em Pasadena, honrá-los parecia uma maneira divertida de alcançar fãs em todo o mundo“, refere a diretora Lori Glaze.

O ator Robert Downey Jr. fez o anúncio na quinta-feira, dia 22 de agosto, à plateia do estádio Rose Bowl em Pasadena, antes da banda subir ao palco para um concerto.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …