//

NASA batiza pedra de Marte “Rolling Stones Rock”

A equipa da sonda InSight da NASA nomeou uma pedra em Marte em honra da banda britânica, Rolling Stones. A pedra, pouco maior do que uma bola de golfe, rolou cerca de um metro a 26 de novembro de 2018.

Na reação à notícia da denominação da pedra, a banda de rock diz que esta foi uma “maravilhosa maneira de celebrar a digressão ‘Stones no Filter‘”. Os Rolling Stones agradeceram à NASA, realçando que este é um marco na história da banda.

Pouco maior que uma bola de golfe, a rocha parecia ter rolado cerca de um metro a 26 de novembro de 2018, impulsionada pela pressão dos propulsores da InSight, quando o veículo espacial aterrou em Marte para estudar o interior do planeta.

As imagens tiradas pela InSight no dia seguinte, mostram o rasto no solo avermelhado de Marte ao lado da Rolling Stones Rock. É o percurso mais longo que a NASA viu uma rocha fazer enquanto um veículo espacial pousava num planeta.

“O nome Rolling Stones Rock encaixa perfeitamente”, explicou Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da NASA, em Washington.

O Jet Propulsion Laboratory (JPL), uma divisão da Caltech, gere o InSight para o Diretório de Missões Científicas da NASA.

Tendo ajudado a NASA a aterrar as suas missões em Marte desde 1997, o geólogo da JPL, Matt Golombek, é uma estrela do ‘rock’ por si só. O geólogo e outros cientistas contam as rochas e avaliam a segurança dos possíveis locais de pouso para os veículos espaciais.

“Já vi muitas pedras de Marte na minha carreira”, revelou Golombeck. Embora considere que a probabilidade deste caso aparecer em vários artigos científicos seja baixa, o geólogo acha o Rolling Stones Rock o mais ‘cool'”.

Nomes científicos oficiais para lugares e objetos do sistema solar — incluindo asteroides, cometas e sítios específicos em planetas — só podem ser designados pela sociedade científica International Astronomical Union. Contudo, os cientistas que trabalham com os módulos da NASA em Marte deram muitos apelidos informais às rochas.

Ao fazê-lo, torna-se mais fácil para discutir os diferentes objetos e consultá-los em documentos científicos. Assim sendo, embora o nome Rolling Stones Rock seja informal, vai aparecer nos mapas de Marte.

“Parte da carta da NASA é partilhar o nosso trabalho com diferentes públicos. Quando descobrimos que os Stones iam estar em Pasadena, honrá-los parecia uma maneira divertida de alcançar fãs em todo o mundo“, refere a diretora Lori Glaze.

O ator Robert Downey Jr. fez o anúncio na quinta-feira, dia 22 de agosto, à plateia do estádio Rose Bowl em Pasadena, antes da banda subir ao palco para um concerto.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.