A nova aquisição da NASA é uma “balança” para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a “primeira luz”.

O mais recente instrumento da NASA vai ajudar os investigadores a “pesar” exoplanetas. Este avanço é fundamental na busca por mundos habitáveis.

O NN-EXPLORE Exoplanet Investigations with Doppler spectroscopy entrou em operação a 8 de janeiro no Observatório Kitt Peak, nos Estados Unidos. O NEID não coloca um exoplaneta numa balança, mas usa uma técnica de medição indireta muito eficaz.

O dispositivo analisa as pequenas oscilações de uma estrela causadas pela atração gravitacional dos planetas ao seu redor. Uma grande oscilação indica que o exoplaneta tem uma forte força gravitacional, que, por sua vez, está diretamente relacionada a uma grande massa.

Esta técnica já foi usada anteriormente, mas o NEID consegue fazer esta medição com uma precisão três vezes superior aos equipamentos já existentes.

NSF's National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory / KPNO / NSF / AURA

O instrumento NEID, da NASA

Num comunicado citado pelo Futurism, o investigadora Jason Wright explicou que quando a equipa combinar “futuras observações do NEID com dados de telescópios espaciais, as coisas vão ficar realmente interessantes, e seremos capazes de aprender do que são feitos os planetas”.

“Saberemos a densidade do planeta; se é gasoso como Saturno, um gigante de gelo como Neptuno, rochoso como a Terra ou algo entre eles – uma super-Terra ou um sub-Neptuno.”

As primeiras observações do NEID foram da estrela 51 Pegasi, a primeira onde um exoplaneta foi encontrado, em 1995. Wright defende que a “primeira luz” que os astrónomos têm desta estrela é um marco importante, já que “é a primeira verificação de que o NEID está a medir a luz das estrelas conforme o esperado”.

NEID demorou cerca de quatro anos a estar completamente pronto – um período de tempo relativamente curto para integrar tantos componentes distintos, num empreendimento que poderia levar uma década até estar concluído.

Graças às suas capacidades de ponta, o NEID vai destacar-se ao encontrar planetas do tamanho da Terra na zona habitável de uma estrela e será extremamente entusiasmante encontrar novos planetas que orbitam em torno de estrelas muito mais pequenas do que o Sol.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …