NASA apresenta rover “transformer” que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais difíceis na Lua e Marte.

Uma equipa de investigadores começou a desenvolver uma versão do rover DuAxel que seria amarrada a um módulo de pouso, usando a corda não só para descer pelo lado de uma cratera ou parede íngreme, mas também para fornecer energia e comunicar com o módulo de pouso.

As rodas do rover podem ser equipadas com garras extra-altas para maior tração, enquanto os cubos das rodas podem abrigar instrumentos para estudar o terreno, como microscópios, brocas e colheres de amostra. Para girar, o eixo de duas rodas giraria apenas uma das suas rodas mais rápido do que a outra.

O design oferece algumas vantagens cruciais sobre os seus volumosos “primos” de seis rodas. Ao plantar metade de si mesmo no solo, um segundo eixo único pode desprender-se e fazer rapel nas encostas íngremes através de um fio conectado.

O Jet Propulsion Lab da NASA já testou este cenário durante uma experiência de campo no Deserto de Mojave, onde “teve um desempenho extremamente bom”, de acordo com o tecnólogo de robótica do JPL Issa Nesnas.

“Axel manobrou-se autonomamente em encostas íngremes e rochosas, implantando os seus instrumentos sem a necessidade de um braço robótico”, disse Nesnas, em comunicado.

A configuração de quatro rodas do rover pode cobrir longas distâncias, enquanto as versões de duas rodas podem explorar características geográficas nunca antes percorridas.

“DuAxel abre acesso a terrenos mais extremos em corpos planetários, como a Lua, Marte, Mercúrio e, possivelmente, alguns mundos gelados, como a lua de Júpiter, Europa”, disse Nesnas.

Em duas rodas, é basicamente impossível imobilizá-lo.

“É por isso que acho o rover Axel muito encantador”, afirmou Laura Kerber, geóloga planetária do JPL. “Em vez de sempre se tentar proteger contra perigos como cair ou capotar, foi projetado para resistir-lhes.”

Enquanto DuAxel continua a ser uma demonstração de tecnologia e espera um destino designado, a sua equipa continuará a aprimorá-lo. Assim, quando chegar o momento, o robô estará pronto para explorar locais que outros rovers temem pisar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …