NASA apresenta rover “transformer” que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais difíceis na Lua e Marte.

Uma equipa de investigadores começou a desenvolver uma versão do rover DuAxel que seria amarrada a um módulo de pouso, usando a corda não só para descer pelo lado de uma cratera ou parede íngreme, mas também para fornecer energia e comunicar com o módulo de pouso.

As rodas do rover podem ser equipadas com garras extra-altas para maior tração, enquanto os cubos das rodas podem abrigar instrumentos para estudar o terreno, como microscópios, brocas e colheres de amostra. Para girar, o eixo de duas rodas giraria apenas uma das suas rodas mais rápido do que a outra.

O design oferece algumas vantagens cruciais sobre os seus volumosos “primos” de seis rodas. Ao plantar metade de si mesmo no solo, um segundo eixo único pode desprender-se e fazer rapel nas encostas íngremes através de um fio conectado.

O Jet Propulsion Lab da NASA já testou este cenário durante uma experiência de campo no Deserto de Mojave, onde “teve um desempenho extremamente bom”, de acordo com o tecnólogo de robótica do JPL Issa Nesnas.

“Axel manobrou-se autonomamente em encostas íngremes e rochosas, implantando os seus instrumentos sem a necessidade de um braço robótico”, disse Nesnas, em comunicado.

A configuração de quatro rodas do rover pode cobrir longas distâncias, enquanto as versões de duas rodas podem explorar características geográficas nunca antes percorridas.

“DuAxel abre acesso a terrenos mais extremos em corpos planetários, como a Lua, Marte, Mercúrio e, possivelmente, alguns mundos gelados, como a lua de Júpiter, Europa”, disse Nesnas.

Em duas rodas, é basicamente impossível imobilizá-lo.

“É por isso que acho o rover Axel muito encantador”, afirmou Laura Kerber, geóloga planetária do JPL. “Em vez de sempre se tentar proteger contra perigos como cair ou capotar, foi projetado para resistir-lhes.”

Enquanto DuAxel continua a ser uma demonstração de tecnologia e espera um destino designado, a sua equipa continuará a aprimorá-lo. Assim, quando chegar o momento, o robô estará pronto para explorar locais que outros rovers temem pisar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …