NASA apresenta rover “transformer” que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais difíceis na Lua e Marte.

Uma equipa de investigadores começou a desenvolver uma versão do rover DuAxel que seria amarrada a um módulo de pouso, usando a corda não só para descer pelo lado de uma cratera ou parede íngreme, mas também para fornecer energia e comunicar com o módulo de pouso.

As rodas do rover podem ser equipadas com garras extra-altas para maior tração, enquanto os cubos das rodas podem abrigar instrumentos para estudar o terreno, como microscópios, brocas e colheres de amostra. Para girar, o eixo de duas rodas giraria apenas uma das suas rodas mais rápido do que a outra.

O design oferece algumas vantagens cruciais sobre os seus volumosos “primos” de seis rodas. Ao plantar metade de si mesmo no solo, um segundo eixo único pode desprender-se e fazer rapel nas encostas íngremes através de um fio conectado.

O Jet Propulsion Lab da NASA já testou este cenário durante uma experiência de campo no Deserto de Mojave, onde “teve um desempenho extremamente bom”, de acordo com o tecnólogo de robótica do JPL Issa Nesnas.

“Axel manobrou-se autonomamente em encostas íngremes e rochosas, implantando os seus instrumentos sem a necessidade de um braço robótico”, disse Nesnas, em comunicado.

A configuração de quatro rodas do rover pode cobrir longas distâncias, enquanto as versões de duas rodas podem explorar características geográficas nunca antes percorridas.

“DuAxel abre acesso a terrenos mais extremos em corpos planetários, como a Lua, Marte, Mercúrio e, possivelmente, alguns mundos gelados, como a lua de Júpiter, Europa”, disse Nesnas.

Em duas rodas, é basicamente impossível imobilizá-lo.

“É por isso que acho o rover Axel muito encantador”, afirmou Laura Kerber, geóloga planetária do JPL. “Em vez de sempre se tentar proteger contra perigos como cair ou capotar, foi projetado para resistir-lhes.”

Enquanto DuAxel continua a ser uma demonstração de tecnologia e espera um destino designado, a sua equipa continuará a aprimorá-lo. Assim, quando chegar o momento, o robô estará pronto para explorar locais que outros rovers temem pisar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …