Com a sonda Curiosity, a agência espacial americana conseguiu captar imagens do pôr-do-sol em Marte.
A imagem foi captada pela sonda Curiosity da NASA. Ellon Musk, o visionário fundador da Tesla e da SpaceX, partilhou-a na sua página de Instagram.
O fenómeno é diferente do que verificamos em Terra. Enquanto que no nosso planeta o dia começa e termina em tons avermelhados, esta é a tonalidade que está presente durante o dia inteiro em Marte.
Ao contrário do que se verifica no nosso planeta, o céu azul tão característico da Terra só é observado em Marte durante o nascer e o pôr-do-sol. Segundo a BBC, um porta-voz da NASA explicou que a imagem foi tirada ao entardecer, na direção oeste-noroeste.
A sonda Curiosity captou a imagem com um dispositivo Mastcam, instrumento de imagem estereoscópica multiespectral, que é uma das quatro câmaras com as quais a sonda capta as magníficas imagens da superfície de Marte e de outros objetos espaciais com interesse científico que depois envia para a Terra.
A sonda Curiosity é um veículo do tamanho aproximado de um carro médio, destinado a explorar a superfície de Marte como parte da missão Mars Science Laboratory. Pousou em Aeolis Palus, na cratera Gale, a 6 agosto de 2012 e, desde então, nunca mais parou de enviar à NASA informações e dados científicos sobre o planeta vermelho.
ZAP // BBC / IFLScience
CORREÇÃO: Pousou em Aeolis Palus, na cratera Gale, a 6 agosto de 2012 (e não em 2002)
Caro José Cabral,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.