NASA revela passagem de asteróide gigante próximo da Terra este sábado

ESO

Uma rocha espacial de grandes dimensões, o asteróide 86666, vai passar muito próximo da Terra este sábado – um alerta feito pela NASA, que salienta contudo que a ameaça do fenómeno para o nosso planeta é “zero”.

Este asteróide com 2,6 quilómetros de diâmetro viaja, neste momento, pelo espaço e aproxima-se da Terra a uma velocidade de 64 000 quilómetros por hora.

Descoberto pela primeira vez há 16 anos, por cientistas da NASA, este asteróide estava classificado como “próximo da Terra” – o que quer dizer que a sua órbita cruza a da Terra e que, por isso, é um objecto potencialmente perigoso, podendo causar danos em caso de impacto.

Mesmo assim, esta proximidade com a Terra não é passível de causar qualquer dano – espera-se que o asteróide passe pelo nosso planeta a uma distância de 25 milhões de quilómetros.

Este caso ganha, todavia, relevância pelo facto de a NASA, ao contrário do que é habitual, confirmar a proximidade deste asteróide gigante com a Terra.

A Agência Espacial norte-americana utiliza o Sentry, um sistema automatizado de monitorização de colisão, para avaliar constantemente as possibilidades de futuros impactos de asteróides com a Terra, num espaço temporal de 100 anos.

E se neste sábado sobrevivermos a este asteróide 86666, como se espera, só precisamos de nos voltar a preocupar com este assunto daqui a 23 anos.

A NASA estima que o próximo objecto espacial de grandes dimensões em rota de colisão com a Terra vai ficar próximo do nosso planeta entre 2038 a 2114.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nunca imaginei que tantos asteróides passassem pela nossa órbita. Mas dae eu me pergunto…Será que se um desses tivesse realmente rota de colisão , seríamos avisados com antecedência ? E o que poderíamos fazer para nos salvarmos?

  2. A terra é plana….e ….. ninguém sai ou entra nela pois existe o dono…… entretanto não existe asteróide.

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …