NASA revela passagem de asteróide gigante próximo da Terra este sábado

3

ESO

Uma rocha espacial de grandes dimensões, o asteróide 86666, vai passar muito próximo da Terra este sábado – um alerta feito pela NASA, que salienta contudo que a ameaça do fenómeno para o nosso planeta é “zero”.

Este asteróide com 2,6 quilómetros de diâmetro viaja, neste momento, pelo espaço e aproxima-se da Terra a uma velocidade de 64 000 quilómetros por hora.

Descoberto pela primeira vez há 16 anos, por cientistas da NASA, este asteróide estava classificado como “próximo da Terra” – o que quer dizer que a sua órbita cruza a da Terra e que, por isso, é um objecto potencialmente perigoso, podendo causar danos em caso de impacto.

Mesmo assim, esta proximidade com a Terra não é passível de causar qualquer dano – espera-se que o asteróide passe pelo nosso planeta a uma distância de 25 milhões de quilómetros.

Este caso ganha, todavia, relevância pelo facto de a NASA, ao contrário do que é habitual, confirmar a proximidade deste asteróide gigante com a Terra.

A Agência Espacial norte-americana utiliza o Sentry, um sistema automatizado de monitorização de colisão, para avaliar constantemente as possibilidades de futuros impactos de asteróides com a Terra, num espaço temporal de 100 anos.

E se neste sábado sobrevivermos a este asteróide 86666, como se espera, só precisamos de nos voltar a preocupar com este assunto daqui a 23 anos.

A NASA estima que o próximo objecto espacial de grandes dimensões em rota de colisão com a Terra vai ficar próximo do nosso planeta entre 2038 a 2114.

ZAP

3 Comments

  1. Nunca imaginei que tantos asteróides passassem pela nossa órbita. Mas dae eu me pergunto…Será que se um desses tivesse realmente rota de colisão , seríamos avisados com antecedência ? E o que poderíamos fazer para nos salvarmos?

  2. A terra é plana….e ….. ninguém sai ou entra nela pois existe o dono…… entretanto não existe asteróide.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.