Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu um robô de quatro patas que, segundo eles, consegue conduzir as pessoas de forma autónoma em torno de obstáculos.

Para já, estes cães-robô conseguem ficar de olho no seu dono enquanto usam lasers para o guiar em torno de obstáculos.

Em declarações ao NewScientist, o líder do projeto Zhongyu Li disse que o principal argumento de venda passa pelo facto de que estes robôs não precisam de se submeter ao caro treino necessário para preparar cães-guia verdadeiros para os seus novos empregos.

Em vez disso, o software de orientação pode ser distribuído e atualizado automaticamente ao longo do tempo.

“Usando um cão-guia robótico, podemos implantar o nosso código diretamente de um robô para outro”, disse Li. “Conforme o tempo passa e o hardware se torna mais acessível, podemos realmente usar este tipo de cão para ajudar e para servir os humanos.”

Estes cães-robô podem ajudar pessoas com deficiência visual de uma forma que os cães vivos nunca poderiam, como usar o GPS para navegar ativamente de um lugar para outro. “Um cão verdadeiro não sabe”, notou Li.

Por outro lado, é improvável que os donos de cães-guia construam com um robô o mesmo relacionamento que fazem com os seus companheiros de carne e osso.

“Eles valorizam o seu cão como um parceiro, companheiro e membro da família, bem como um cão-guia”, disse Tim Stafford, da organização de caridade do Reino Unido Guide Dogs, ao mesmo portal. “É esse vínculo profundo que torna o relacionamento único e muito mais do que apenas uma forma de se locomover em segurança.”

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …