Não consegue perder peso? Pode agradecer aos seus familiares e amigos

Há vários mecanismos que levam a que os familiares e amigos sabotem os esforços para a perda de peso.

Um novo estudo publicado na Current Obesity Reports sugere que os seus familiares e amigos podem estar a sabotar os seus esforços para perder peso sem darem conta disso.

Os autores analisaram vários estudos sobre este fenómeno e identificaram que o apoio social pode às vezes manifestar-se negativamente na forma de sabotagem, promovendo hábitos alimentares pouco saudáveis ​​que podem travar jornada de perda de peso de uma pessoa.

A equipa de investigadores descobriu que são frequentes atos de sabotagem, que desencorajam uma alimentação saudável e colocam barreiras ao convívio com grupos de apoio, muitas vezes minando a confiança e a autoestima da pessoa que está a tentar perder peso, escreve o SciTech Daily.

Jane Ogden, professora de psicologia da saúde e autora principal do estudo, refere que a “perda de peso geralmente resulta em mudanças, desde dar mais confiança a uma pessoa até uma mudança na dinâmica social nos seus relacionamentos”. “Muitos não aceitam tais mudanças e podem, consciente ou inconscientemente, tentar inviabilizar as tentativas de uma pessoa de perder peso para manter as coisas do jeito que estão”, explica.

“Precisamos de explorar mais essa área para desenvolver intervenções que possam atingir familiares e amigos e ajudá-los a ser mais solidários com aqueles que lhes são próximos a perder peso”, acrescenta.

Um dos mecanismos mais comuns é a oferta de comida. Pode ser um gesto de hospitalidade ou um sinal de riqueza e estatuto social, mas os investigadores apontam ainda que oferecer comida quando a pessoa não tem fome e está a tentar emagrecer pode ser prejudicial aos esforços para se perder peso.

Curiosamente, os investgadores também identificaram o conluio, que muitas vezes é visto como reflexo de bondade e amizade, como uma forma de apoio social negativo. Analisando uma série de estudos, os autores encontraram exemplos de familiares, amigos e parceiros em conluio com aqueles que tentam perder peso ao possibilitarem comportamentos quando não estão de acordo com suas metas de perda de peso.

“As pessoas perseguem a perda de peso por vários motivos, seja pela saúde geral ou para se sentirem melhor consigo mesmas. O apoio de amigos e familiares pode ser uma ferramenta inestimável para ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos, mas às vezes as pessoas mais próximas frustram os seus esforços tentando-as com alimentos não saudáveis ​​ou agindo como uma barreira para ajudá-las a adotar um estilo de vida mais saudável”, remata.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.