Se não houver dinheiro para o muro, Trump ameaça paralisar o governo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump ameaça ir até onde for preciso para conseguir cumprir uma das mais polémicas promessas eleitorais: a construção do muro na fronteira com o México, nem que para isso tenha que paralisar o governo federal, se não receber o dinheiro que tem pedido.

Esta terça-feira, o Presidente dos EUA afirmou que iria até onde fosse preciso para conseguir o financiamento para a construção do muro na fronteira com o México.

Foi em Phoenix, no Arizona, um dos locais mais conservadores no que diz respeito à imigração, que Donald Trump relembrou que iria cumprir aquela que foi uma das suas maiores promessas eleitorais e uma das mais polémicas.

Com as negociações do orçamento federal a começar em breve, e com o limite da dívida pública que os Estados Unidos podem contrair a ficar cada vez mais perto, Trump pretende levar a ameaça à letra, não se importando de deixar o país sem orçamento e o governo paralisado.

Se o limite da dívida não for aumentando por acordo no Congresso e com a assinatura do Presidente, entram em funcionamento cortes automáticos que suspendem parte das funções normais do governo federal, que incluem o fecho de serviços e a suspensão de alguns contratos de trabalho.

Trump aproveitou o comício em Phoenix e, num discurso de 80 minutos, acusou a imprensa de distorcer as suas palavras “perfeitas” na sequência do ataque de um extremista norte-americano em Charlottesville, já considerado terrorismo pelas autoridades, e de dar palco a estes grupos de extrema-direita.

O Presidente insinuou ainda que pode vir a perdoar o controverso ex-xerife de Phoenix, Joe Arpaio, condenado por violar uma ordem dada pelo tribunal que o obrigava a parar de deter imigrantes que não fossem suspeitos de cometer um crime contra o Estado do Arizona.

Donald Trump prometeu durante a campanha construir um muro na fronteira com o México para combater a imigração ilegal – que diz ser maioritariamente de criminosos – e prometeu também que o México ia pagar pelo muro. No entanto, o México, como era esperado, recusa-se a pagar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …