Se não houver dinheiro para o muro, Trump ameaça paralisar o governo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump ameaça ir até onde for preciso para conseguir cumprir uma das mais polémicas promessas eleitorais: a construção do muro na fronteira com o México, nem que para isso tenha que paralisar o governo federal, se não receber o dinheiro que tem pedido.

Esta terça-feira, o Presidente dos EUA afirmou que iria até onde fosse preciso para conseguir o financiamento para a construção do muro na fronteira com o México.

Foi em Phoenix, no Arizona, um dos locais mais conservadores no que diz respeito à imigração, que Donald Trump relembrou que iria cumprir aquela que foi uma das suas maiores promessas eleitorais e uma das mais polémicas.

Com as negociações do orçamento federal a começar em breve, e com o limite da dívida pública que os Estados Unidos podem contrair a ficar cada vez mais perto, Trump pretende levar a ameaça à letra, não se importando de deixar o país sem orçamento e o governo paralisado.

Se o limite da dívida não for aumentando por acordo no Congresso e com a assinatura do Presidente, entram em funcionamento cortes automáticos que suspendem parte das funções normais do governo federal, que incluem o fecho de serviços e a suspensão de alguns contratos de trabalho.

Trump aproveitou o comício em Phoenix e, num discurso de 80 minutos, acusou a imprensa de distorcer as suas palavras “perfeitas” na sequência do ataque de um extremista norte-americano em Charlottesville, já considerado terrorismo pelas autoridades, e de dar palco a estes grupos de extrema-direita.

O Presidente insinuou ainda que pode vir a perdoar o controverso ex-xerife de Phoenix, Joe Arpaio, condenado por violar uma ordem dada pelo tribunal que o obrigava a parar de deter imigrantes que não fossem suspeitos de cometer um crime contra o Estado do Arizona.

Donald Trump prometeu durante a campanha construir um muro na fronteira com o México para combater a imigração ilegal – que diz ser maioritariamente de criminosos – e prometeu também que o México ia pagar pelo muro. No entanto, o México, como era esperado, recusa-se a pagar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …