Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, as ondas não desiludiram.

Uma multidão de pessoas, entre portugueses, brasileiros, espanhóis, franceses e alemães, entre outras nacionalidades, juntou-se na Nazaré para assistir ao fenómeno das ondas gigantes.

As condições meteorológicas favoráveis proporcionaram um grande dia para os surfistas que se atreveram a entrar no mar para gáudio de uma assistência mais numerosa do que seria desejável em tempos de pandemia de covid-19.

Mas apesar de haver pessoas sem máscara e sem cumprirem as regras de distanciamento social, as autoridades não multaram ninguém, como revela ao Jornal de Notícias (JN) o capitão do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques.

“Eram poucas pessoas sem máscara colocada. Talvez dezenas. O grande problema foi o ajuntamento”, refere ao diário o capitão.

Após a intervenção de elementos da Autoridade Marítima, da autarquia e da PSP da Nazaré, as pessoas foram colocando máscaras e distanciaram-se, garante Zeferino Henriques.

Autoridades apanhadas desprevenidas

Em declarações à Rádio Observador, o capitão nota que as pessoas foram também alertadas para se afastarem das falésias por razões de segurança, o que contribuiu para a dispersão da multidão.

Zeferino Henriques assume ao Observador que as autoridades foram apanhadas desprevenidas perante o ajuntamento “espontâneo” de “uns milhares” de pessoas durante a manhã.

O capitão assume que eram “mesmo muitas pessoas”, embora não tenham sido tantas como noutros anos.

À espera de um recorde…

A expectativa era grande para os amantes do surf que veem a Nazaré como a “Meca das ondas gigantes em Portugal”.

E as ondas não desiludiram, esperando-se que algum dos surfistas que enfrentou a força do mar tenha batido o recorde do brasileiro Rodrigo Koxa que surfou uma onda de 24,4 metros.

Os brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby terão surfado as melhores ondas do dia.

O surfista português Nico Von Rupp também se destacou, tal como o alemão Sebastian Steudtner.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por As Acción (@asaccion) a

A World Surf League vai agora fazer medições minuciosas para apurar se temos recorde ou não.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É o País que temos (ou a falta dele). O “nacional porreirismo” só alimenta o sentimento de impunidade e, consequentemente, a transgressão. E quem sofre as consequências? – Quem cumpre!

    • O povo também é um pouco lerdo. O que este desgoverno tentou fazer foi reduzir a possibilidade de contágio em muitas zonas do interior do país, povoadas por populações idosas e consequentemente de maior risco.
      Como seria de esperar, este fds haveria uma romaria generalizada às terrinhas, implicando em muitos casos convívio social. E tudo isto, em zonas habitadas por populações de risco. Procurou-se assim evitar este movimento geral (e repito GERAL) que seguramente contribuiria para uma maior disseminação do vírus e para consequências concretas ao nível de infetados e mortos.
      Iniciativas como esta do canhão da Nazaré ou mesmo a fórmula 1, são eventos locais, embora “importem” gente de todo o país e até de fora. Mas estão circunscritas a um local e geralmente duram apenas um dia, não promovendo um contacto social no âmbito familiar generalizado como o que aconteceria este fds, um pouco por todo o país. Saliente que não apoio este desgoverno, sou seguramente dos seus maiores críticos aqui no ZAP mas compreendo a medida, mesmo que tomada ilegalmente e por isso sem qualquer valor. Mas, penso que a intenção era boa.
      E aqui para nós, cuidem-se porque caso contrário nem o Natal iremos poder passar em família. Neste momento, parece-me que vai ser isso que acontecerá, até porque por essa altura, os números estarão muito mais inflacionados.

  2. O “canhão de Covid” que seguirá também não irá desiludir !………Parabéns ao Governo, por a permissividade selectiva para alguns interesses não prioritários !…….

RESPONDER

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …