Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, as ondas não desiludiram.

Uma multidão de pessoas, entre portugueses, brasileiros, espanhóis, franceses e alemães, entre outras nacionalidades, juntou-se na Nazaré para assistir ao fenómeno das ondas gigantes.

As condições meteorológicas favoráveis proporcionaram um grande dia para os surfistas que se atreveram a entrar no mar para gáudio de uma assistência mais numerosa do que seria desejável em tempos de pandemia de covid-19.

Mas apesar de haver pessoas sem máscara e sem cumprirem as regras de distanciamento social, as autoridades não multaram ninguém, como revela ao Jornal de Notícias (JN) o capitão do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques.

“Eram poucas pessoas sem máscara colocada. Talvez dezenas. O grande problema foi o ajuntamento”, refere ao diário o capitão.

Após a intervenção de elementos da Autoridade Marítima, da autarquia e da PSP da Nazaré, as pessoas foram colocando máscaras e distanciaram-se, garante Zeferino Henriques.

Autoridades apanhadas desprevenidas

Em declarações à Rádio Observador, o capitão nota que as pessoas foram também alertadas para se afastarem das falésias por razões de segurança, o que contribuiu para a dispersão da multidão.

Zeferino Henriques assume ao Observador que as autoridades foram apanhadas desprevenidas perante o ajuntamento “espontâneo” de “uns milhares” de pessoas durante a manhã.

O capitão assume que eram “mesmo muitas pessoas”, embora não tenham sido tantas como noutros anos.

À espera de um recorde…

A expectativa era grande para os amantes do surf que veem a Nazaré como a “Meca das ondas gigantes em Portugal”.

E as ondas não desiludiram, esperando-se que algum dos surfistas que enfrentou a força do mar tenha batido o recorde do brasileiro Rodrigo Koxa que surfou uma onda de 24,4 metros.

Os brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby terão surfado as melhores ondas do dia.

O surfista português Nico Von Rupp também se destacou, tal como o alemão Sebastian Steudtner.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por As Acción (@asaccion) a

A World Surf League vai agora fazer medições minuciosas para apurar se temos recorde ou não.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É o País que temos (ou a falta dele). O “nacional porreirismo” só alimenta o sentimento de impunidade e, consequentemente, a transgressão. E quem sofre as consequências? – Quem cumpre!

    • O povo também é um pouco lerdo. O que este desgoverno tentou fazer foi reduzir a possibilidade de contágio em muitas zonas do interior do país, povoadas por populações idosas e consequentemente de maior risco.
      Como seria de esperar, este fds haveria uma romaria generalizada às terrinhas, implicando em muitos casos convívio social. E tudo isto, em zonas habitadas por populações de risco. Procurou-se assim evitar este movimento geral (e repito GERAL) que seguramente contribuiria para uma maior disseminação do vírus e para consequências concretas ao nível de infetados e mortos.
      Iniciativas como esta do canhão da Nazaré ou mesmo a fórmula 1, são eventos locais, embora “importem” gente de todo o país e até de fora. Mas estão circunscritas a um local e geralmente duram apenas um dia, não promovendo um contacto social no âmbito familiar generalizado como o que aconteceria este fds, um pouco por todo o país. Saliente que não apoio este desgoverno, sou seguramente dos seus maiores críticos aqui no ZAP mas compreendo a medida, mesmo que tomada ilegalmente e por isso sem qualquer valor. Mas, penso que a intenção era boa.
      E aqui para nós, cuidem-se porque caso contrário nem o Natal iremos poder passar em família. Neste momento, parece-me que vai ser isso que acontecerá, até porque por essa altura, os números estarão muito mais inflacionados.

  2. O “canhão de Covid” que seguirá também não irá desiludir !………Parabéns ao Governo, por a permissividade selectiva para alguns interesses não prioritários !…….

RESPONDER

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …

Braço de ferro continua. Oposição aprova medidas para os professores à revelia do Governo

A oposição aprovou medidas de alteração às regras nas carreiras docentes, depois de os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República terem aprovado mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de …

Quase um mês depois, Navalny anuncia o fim da greve de fome

O opositor russo, preso desde janeiro, anunciou esta sexta-feira o fim da greve de fome que iniciou há 24 dias para denunciar as condições da sua detenção. "Não retiro a exigência de ver o médico que …

Vieira pede adiamento de audição sobre Novo Banco devido a consulta médica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu o adiamento da audição na comissão de inquérito ao Novo Banco devido a uma consulta médica, inquirição que ocorrerá por ser um grande devedor do banco através …

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Fez-se história em Marte. Perseverance transformou CO2 em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …