Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, as ondas não desiludiram.

Uma multidão de pessoas, entre portugueses, brasileiros, espanhóis, franceses e alemães, entre outras nacionalidades, juntou-se na Nazaré para assistir ao fenómeno das ondas gigantes.

As condições meteorológicas favoráveis proporcionaram um grande dia para os surfistas que se atreveram a entrar no mar para gáudio de uma assistência mais numerosa do que seria desejável em tempos de pandemia de covid-19.

Mas apesar de haver pessoas sem máscara e sem cumprirem as regras de distanciamento social, as autoridades não multaram ninguém, como revela ao Jornal de Notícias (JN) o capitão do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques.

“Eram poucas pessoas sem máscara colocada. Talvez dezenas. O grande problema foi o ajuntamento”, refere ao diário o capitão.

Após a intervenção de elementos da Autoridade Marítima, da autarquia e da PSP da Nazaré, as pessoas foram colocando máscaras e distanciaram-se, garante Zeferino Henriques.

Autoridades apanhadas desprevenidas

Em declarações à Rádio Observador, o capitão nota que as pessoas foram também alertadas para se afastarem das falésias por razões de segurança, o que contribuiu para a dispersão da multidão.

Zeferino Henriques assume ao Observador que as autoridades foram apanhadas desprevenidas perante o ajuntamento “espontâneo” de “uns milhares” de pessoas durante a manhã.

O capitão assume que eram “mesmo muitas pessoas”, embora não tenham sido tantas como noutros anos.

À espera de um recorde…

A expectativa era grande para os amantes do surf que veem a Nazaré como a “Meca das ondas gigantes em Portugal”.

E as ondas não desiludiram, esperando-se que algum dos surfistas que enfrentou a força do mar tenha batido o recorde do brasileiro Rodrigo Koxa que surfou uma onda de 24,4 metros.

Os brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby terão surfado as melhores ondas do dia.

O surfista português Nico Von Rupp também se destacou, tal como o alemão Sebastian Steudtner.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por As Acción (@asaccion) a

A World Surf League vai agora fazer medições minuciosas para apurar se temos recorde ou não.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É o País que temos (ou a falta dele). O “nacional porreirismo” só alimenta o sentimento de impunidade e, consequentemente, a transgressão. E quem sofre as consequências? – Quem cumpre!

    • O povo também é um pouco lerdo. O que este desgoverno tentou fazer foi reduzir a possibilidade de contágio em muitas zonas do interior do país, povoadas por populações idosas e consequentemente de maior risco.
      Como seria de esperar, este fds haveria uma romaria generalizada às terrinhas, implicando em muitos casos convívio social. E tudo isto, em zonas habitadas por populações de risco. Procurou-se assim evitar este movimento geral (e repito GERAL) que seguramente contribuiria para uma maior disseminação do vírus e para consequências concretas ao nível de infetados e mortos.
      Iniciativas como esta do canhão da Nazaré ou mesmo a fórmula 1, são eventos locais, embora “importem” gente de todo o país e até de fora. Mas estão circunscritas a um local e geralmente duram apenas um dia, não promovendo um contacto social no âmbito familiar generalizado como o que aconteceria este fds, um pouco por todo o país. Saliente que não apoio este desgoverno, sou seguramente dos seus maiores críticos aqui no ZAP mas compreendo a medida, mesmo que tomada ilegalmente e por isso sem qualquer valor. Mas, penso que a intenção era boa.
      E aqui para nós, cuidem-se porque caso contrário nem o Natal iremos poder passar em família. Neste momento, parece-me que vai ser isso que acontecerá, até porque por essa altura, os números estarão muito mais inflacionados.

  2. O “canhão de Covid” que seguirá também não irá desiludir !………Parabéns ao Governo, por a permissividade selectiva para alguns interesses não prioritários !…….

RESPONDER

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …