Não há provas de que a monogamia seja o melhor tipo de relacionamento

Investigadores da Universidade de Michigan, nos EUA, analisaram a forma como os psicólogos e cientistas que estudam os relacionamentos acabam por se voltar, mesmo que inconscientemente, para resultados que promovem a monogamia, e concluíram que a actual forma de estudar a intimidade é problemática.

Terri Conley, a autora principal do estudo, considera que as nossas atitudes em relação à monogamia são “tão enviesadas que chegam a ser invisíveis“. “Não é sequer o que acreditamos ser correcto, é que apenas vemos isso como a única forma possível”, diz Conley.

O estudo foi enviado para publicação na revista Perspectives on Psychological Science.

De acordo com o estudo, a revisão da literatura disponível mostrou antes de mais vários exemplos nos quais os investigadores poderão ter influenciado notas mais altas para os relacionamentos monogâmicos do que os não monogâmicos.

Um dos exemplos é a “Escala do Amor Romântico“, desenvolvida nos anos 1980, e utilizada para medir a força do afecto nas relações. A escala inclui uma pergunta que questiona se a pessoa sentiria ciúmes se o parceiro(a) se apaixonasse por outra pessoa.

Quanto maior o nível de ciúme, mais pontos a pessoa soma no nível de paixão no relacionamento. Mas um relacionamento que é não-monogâmico por consentimento de todos os envolvidos, por exemplo, não seria necessariamente livre de ciúmes se um dos envolvidos se apaixonasse por outras pessoas.

A pergunta não pode portanto ser considerada um bom termómetro para medir se os sentimentos eram “apaixonados”.

Expressões tendenciosas

Outro problema é que os estudos em causa não utilizam palavras neutras quando se referem a relacionamentos não-monogâmicos. As palavras “infidelidade” e “traiçãoacabam por direcionar a pessoa a dar uma resposta específica, tal como os termos “vítima” e “parte traída“.

A investigadora também explica que muitos dos seus artigos publicados enfrentam a resistência moralista de outros investigadores.

Por exemplo, num dos seus estudos, Conley descobriu que as pessoas em relacionamentos não-monogâmicos consensuais tendiam a praticar sexo de forma mais segura do que casais monogâmicos que traíram secretamente os seus parceiros. Um dos revisores qualificou o seu artigo de “irresponsável“.

“O facto de permitirmos que a nossa discussão seja guiada de forma tão emocional provavelmente não nos deixa pensar de maneira lógica”, diz Conley.

Diferenças de funcionalidade

Uma segunda parte da pesquisa de Conley estudou mais de 2000 pessoas com mais de 25 anos em diferentes tipos de relacionamentos, e concluiu que casais não-monogâmicos são tão funcionais quanto monogâmicos, com base em uma série de factores.

617 dos participantes no estudo estavam em relacionamentos não-monogâmicos consensuais, todos heterossexuais. Com base em índices de confiança, ciúmes, paixão e satisfação geral, não foi possível apontar diferenças de funcionalidade entre os grupos.

A parte final do estudo focou-se na reacção das pessoas quando os investigadores as questionavam sobre relacionamentos não-monogâmicos. Os investigadores eram vistos como mais tendenciosos quando faziam perguntas sobre o poliamor do que quando questionavam assuntos relacionados com a monogamia.

A premissa de que a monogamia é superior a qualquer outra forma de relacionamento continua a dominar a forma como os investigadores constroem e testam as suas teorias sobre o amor e intimidade, conclui Terri Conley.

O que não prova, diz a cientista, que a monogamia seja o melhor tipo de relacionamento

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …