“Não há comida, nem dinheiro”. Bolsonaro reduz horário do exército

Abir Sultan / EPA

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país “está sem dinheiro”, o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas.

“O Exército vai entrar em meio expediente [jornada de trabalho mais curta], porque não tem comida para dar ao recruta, que é filho de pobre. A situação que nós encontramos é grave. Não há maldade da minha parte. Não há dinheiro, só isso, mais nada”, afirmou Bolsonaro aos jornalistas, após participar nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, em Brasília.

O chefe de Estado adiantou que “os ministros estão apavorados” com a falta de verbas. “Em casa onde falta pão todos discutem e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui a tentar sobreviver no corrente ano. Não há dinheiro”, concluiu o Presidente do Brasil que tomou posse em janeiro passado.

Em abril deste ano, o Governo brasileiro bloqueou 5,8 mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros) do orçamento do Ministério da Defesa, valor que representa 44% das despesas não obrigatórias da pasta.

O comunicado foi feito pelo ministro da Defesa do Brasil, general Fernando Azevedo e Silva, numa reunião com elementos do Alto Comando das Forças Armadas, que incluem os principais chefes da Marinha, Exército e Força Aérea.

“Tal bloqueio, no momento, não impõe necessidade de mudanças na operacionalidade do Ministério da Defesa. A pasta trabalha com a expectativa de recuperação da economia e reequilíbrio do orçamento brevemente”, informou na ocasião a assessoria do ministério.

O bloqueio faz parte de um decreto de programação orçamental definido pela área económica do executivo liderado por Jair Bolsonaro, que atingiu outros setores, como é o caso da Educação, em que se registaram cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federais.

Porém, no final do mês passado, depois de rever em baixa a expectativa de crescimento da economia para este ano, o Ministério da Economia anunciou um novo bloqueio de gastos de 1,44 mil milhões de reais (cerca de 320 milhões de euros) no orçamento de 2019, sem revelar, no entanto, quais seriam as áreas mais afetadas pelos novos cortes.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Faça como Lula, tire a essa podridão de ‘elite’ que rouba o Brasil, sua gente, sem vergonha, desde sempre é a quem as tropas serviram.

  2. Participou de um drama para poder ganhar as eleições na corrida da presidência. Muitos votos foram por emoções, muitos outros foram para PT ser banido da politica. Uma pergunta que falta resposta:- Um cara com gavetas de arquivo recheadas de crimes contra a nação e ainda unindo-se a uma mulher com familia da pesada, como pode ter essa criatura moralidade para se inscrever na concorrência da Presidência da República?..

  3. O problema maior dos brasileiros e do mundo está para vir dentro de alguns anos. Ao conceder aos madeireiros a possibilidade de desmatar a Amazónia à sua vontade matando índio que se oponha, pode chegar ao extremo de a floresta acabar por se autodestruir. Menos árvores de grande porte, menos humidade, menos chuva e morte natural das árvores e vai acontecer o que aconteceu no passado noutros locais como a Ilha de Páscoa que tinha uma floresta enorme e agora parece uma ilha vulcânica. As fotos que NASA fez com os satélites mostra as enormes queimadas na Amazónia que à noite até parece uma grande cidade cosmopolita. A Amazónia é o principal “pulmão” do mundo e vamos todos sofrer.

  4. Mas o homem escolhido por Deus não lhe consegue pedir comida?
    Enfim… quando este louco e companhia venderem todo o Brasil ao desbarato, pode ser que a maioria dos brasileiros se deixe de religiões e acorde para a realidade!…

RESPONDER

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …