“Não há comida, nem dinheiro”. Bolsonaro reduz horário do exército

4

Abir Sultan / EPA

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país “está sem dinheiro”, o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas.

“O Exército vai entrar em meio expediente [jornada de trabalho mais curta], porque não tem comida para dar ao recruta, que é filho de pobre. A situação que nós encontramos é grave. Não há maldade da minha parte. Não há dinheiro, só isso, mais nada”, afirmou Bolsonaro aos jornalistas, após participar nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, em Brasília.

O chefe de Estado adiantou que “os ministros estão apavorados” com a falta de verbas. “Em casa onde falta pão todos discutem e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui a tentar sobreviver no corrente ano. Não há dinheiro”, concluiu o Presidente do Brasil que tomou posse em janeiro passado.

Em abril deste ano, o Governo brasileiro bloqueou 5,8 mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros) do orçamento do Ministério da Defesa, valor que representa 44% das despesas não obrigatórias da pasta.

O comunicado foi feito pelo ministro da Defesa do Brasil, general Fernando Azevedo e Silva, numa reunião com elementos do Alto Comando das Forças Armadas, que incluem os principais chefes da Marinha, Exército e Força Aérea.

“Tal bloqueio, no momento, não impõe necessidade de mudanças na operacionalidade do Ministério da Defesa. A pasta trabalha com a expectativa de recuperação da economia e reequilíbrio do orçamento brevemente”, informou na ocasião a assessoria do ministério.

O bloqueio faz parte de um decreto de programação orçamental definido pela área económica do executivo liderado por Jair Bolsonaro, que atingiu outros setores, como é o caso da Educação, em que se registaram cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federais.

Porém, no final do mês passado, depois de rever em baixa a expectativa de crescimento da economia para este ano, o Ministério da Economia anunciou um novo bloqueio de gastos de 1,44 mil milhões de reais (cerca de 320 milhões de euros) no orçamento de 2019, sem revelar, no entanto, quais seriam as áreas mais afetadas pelos novos cortes.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Faça como Lula, tire a essa podridão de ‘elite’ que rouba o Brasil, sua gente, sem vergonha, desde sempre é a quem as tropas serviram.

  2. Participou de um drama para poder ganhar as eleições na corrida da presidência. Muitos votos foram por emoções, muitos outros foram para PT ser banido da politica. Uma pergunta que falta resposta:- Um cara com gavetas de arquivo recheadas de crimes contra a nação e ainda unindo-se a uma mulher com familia da pesada, como pode ter essa criatura moralidade para se inscrever na concorrência da Presidência da República?..

  3. O problema maior dos brasileiros e do mundo está para vir dentro de alguns anos. Ao conceder aos madeireiros a possibilidade de desmatar a Amazónia à sua vontade matando índio que se oponha, pode chegar ao extremo de a floresta acabar por se autodestruir. Menos árvores de grande porte, menos humidade, menos chuva e morte natural das árvores e vai acontecer o que aconteceu no passado noutros locais como a Ilha de Páscoa que tinha uma floresta enorme e agora parece uma ilha vulcânica. As fotos que NASA fez com os satélites mostra as enormes queimadas na Amazónia que à noite até parece uma grande cidade cosmopolita. A Amazónia é o principal “pulmão” do mundo e vamos todos sofrer.

  4. Mas o homem escolhido por Deus não lhe consegue pedir comida?
    Enfim… quando este louco e companhia venderem todo o Brasil ao desbarato, pode ser que a maioria dos brasileiros se deixe de religiões e acorde para a realidade!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.