“Não há comida, nem dinheiro”. Bolsonaro reduz horário do exército

Abir Sultan / EPA

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país “está sem dinheiro”, o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas.

“O Exército vai entrar em meio expediente [jornada de trabalho mais curta], porque não tem comida para dar ao recruta, que é filho de pobre. A situação que nós encontramos é grave. Não há maldade da minha parte. Não há dinheiro, só isso, mais nada”, afirmou Bolsonaro aos jornalistas, após participar nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, em Brasília.

O chefe de Estado adiantou que “os ministros estão apavorados” com a falta de verbas. “Em casa onde falta pão todos discutem e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui a tentar sobreviver no corrente ano. Não há dinheiro”, concluiu o Presidente do Brasil que tomou posse em janeiro passado.

Em abril deste ano, o Governo brasileiro bloqueou 5,8 mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros) do orçamento do Ministério da Defesa, valor que representa 44% das despesas não obrigatórias da pasta.

O comunicado foi feito pelo ministro da Defesa do Brasil, general Fernando Azevedo e Silva, numa reunião com elementos do Alto Comando das Forças Armadas, que incluem os principais chefes da Marinha, Exército e Força Aérea.

“Tal bloqueio, no momento, não impõe necessidade de mudanças na operacionalidade do Ministério da Defesa. A pasta trabalha com a expectativa de recuperação da economia e reequilíbrio do orçamento brevemente”, informou na ocasião a assessoria do ministério.

O bloqueio faz parte de um decreto de programação orçamental definido pela área económica do executivo liderado por Jair Bolsonaro, que atingiu outros setores, como é o caso da Educação, em que se registaram cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federais.

Porém, no final do mês passado, depois de rever em baixa a expectativa de crescimento da economia para este ano, o Ministério da Economia anunciou um novo bloqueio de gastos de 1,44 mil milhões de reais (cerca de 320 milhões de euros) no orçamento de 2019, sem revelar, no entanto, quais seriam as áreas mais afetadas pelos novos cortes.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Faça como Lula, tire a essa podridão de ‘elite’ que rouba o Brasil, sua gente, sem vergonha, desde sempre é a quem as tropas serviram.

  2. Participou de um drama para poder ganhar as eleições na corrida da presidência. Muitos votos foram por emoções, muitos outros foram para PT ser banido da politica. Uma pergunta que falta resposta:- Um cara com gavetas de arquivo recheadas de crimes contra a nação e ainda unindo-se a uma mulher com familia da pesada, como pode ter essa criatura moralidade para se inscrever na concorrência da Presidência da República?..

  3. O problema maior dos brasileiros e do mundo está para vir dentro de alguns anos. Ao conceder aos madeireiros a possibilidade de desmatar a Amazónia à sua vontade matando índio que se oponha, pode chegar ao extremo de a floresta acabar por se autodestruir. Menos árvores de grande porte, menos humidade, menos chuva e morte natural das árvores e vai acontecer o que aconteceu no passado noutros locais como a Ilha de Páscoa que tinha uma floresta enorme e agora parece uma ilha vulcânica. As fotos que NASA fez com os satélites mostra as enormes queimadas na Amazónia que à noite até parece uma grande cidade cosmopolita. A Amazónia é o principal “pulmão” do mundo e vamos todos sofrer.

  4. Mas o homem escolhido por Deus não lhe consegue pedir comida?
    Enfim… quando este louco e companhia venderem todo o Brasil ao desbarato, pode ser que a maioria dos brasileiros se deixe de religiões e acorde para a realidade!…

RESPONDER

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …