“Não estamos na política para show off”. PSD de Setúbal desafia PS a derrubar a câmara

2

Viet-hoian1 / Wikimedia

Câmara Municipal de Setúbal.

O PSD de Setúbal já tinha pedido a demissão de André Martins, e desafiou agora os socialistas a criar uma aliança para fazer cair a câmara da CDU.

A estrutura local do PSD já tinha pedido a demissão do presidente da câmara, André Martins, da CDU. Agora, de acordo com o Expresso, os sociais-democratas propuseram uma aliança ao PS, por causa da crise da receção dos emigrantes.

Os socialistas recusaram, afirmando que não era o momento certo. Seria necessário que todos os vereadores e membros das listas renunciassem.

Na câmara de Setúbal, a CDU tem cinco vereadores, o PS tem quatro e o PSD tem dois. Mas seria preciso que todos os vereadores e membros das listas renunciassem, tendo em conta que os mandatos pertencem aos eleitos e não ao partido.

“Há ‘linhas vermelhas’ que não devem ser ultrapassadas. Sabemos, no entanto, que as responsabilidades políticas, muitas das vezes, não são assumidas”, lê-se no comunicado da comissão política concelhia do PSD.

“Para que este não seja mais um desses casos, o PSD lança o repto ao Partido Socialista para que estes dois partidos da oposição, maioritários na Câmara Municipal de Setúbal (CMS), renunciem caso o executivo comunista não o faça.”

“Neste momento não pedimos a demissão. O PCP é que tem de ver se tem condições para continuar”, indica Fernando José, vereador do PS, em entrevista ao Expresso.

O vereador socialista espera “que seja tudo apurado” e sublinha que será “o presidente da Câmara a ter de tirar essas consequências”.

“Até agora, temos tido a posição de que os factos têm de ser apurados. Tudo indicia que existam ilegalidades e há irregularidades na proteção de dados. Temos de saber se esses dados estão na CMS ou se saíram”, acrescenta.

Fernando José acredita que o momento certo para o autarca da CDU, André Martins, “dar esses esclarecimentos”, é a reunião da câmara, esta quarta feira.

Para o socialista, a Câmara tem “um presidente que foi escolhido nas eleições” e considera que não lhes cabe “pedir a demissão” sem haver fundamento”. “Os factos têm de se apurados, não estamos na política para show off“, remata.

No comunicado, o PSD lembra que, na última reunião da Câmara, a 20 de abril, os vereadores do PSD “alertaram sobre a forma como os refugiados de guerra da Ucrânia têm sido recebidos pela estrutura do município de Setúbal”, e não ficaram satisfeitos com a resposta do executivo camarário.

“Entretanto, nada foi feito pelo executivo para alterar os procedimentos”, acusam.

“Só se tomou conhecimento da extrema gravidade do que estava em causa com a publicação do Expresso, a 29 de abril, uma vez que os refugiados ucranianos eram recebidos por russos pró-Putin. Por essa razão, pedimos a demissão, nesse mesmo dia, sem consequências até hoje”, alega o PSD de Setúbal.

“A população considera tudo isto [a crise da receção dos refugiados] incompreensível”, conta Paulo Pisco, líder da concelhia do PSD. Mas o dirigente reconhece que ainda não conversou com responsáveis do PS sobre o assunto.

Para o PSD esta é uma questão de princípio“, tendo em conta “a gravidade do sucedido, a que todos os dias se vêm juntando novos desenvolvimentos”.

O PSD de Setúbal quer o “apuramento de responsabilidades políticas, independentemente de outro tipo de responsabilidades envolvidas”, segundo o comunicado da estrutura local.

ZAP //

2 Comments

  1. É muito triste servirem-se da Desgraça dos Ucranianos para fazer Política Partidária, deve ser criticado tudo quanto seja abuso, seja quem não respeite os refugiados, seja a Rússia, seja as posições do PCP, mas também quem use os refugiados para fazer política partidária, não quero acreditaria que Rui Rio concorde com este aproveitamento.
    Acredito que o PSD queira fugir ao debate do que está acontecer com os combustíveis, que tanto Colaborou para o encher dos bolsos das gasolineiras, de tão conivente que foi a par das televisões para baixar os impostos, tão necessários para melhorar a saúde,a educação, as estradas,etc, foi agora parar ao aumento de lucros das petrolíferas, acabando com o Auto voucher , o método mais eficaz e mais direto para o consumidor,método que devia ser para substituir todas as ajudas,subsídios etc de que nada valem para o consumidor,vai tudo para as clientelas partidárias.

    • O que é muito triste é ver opiniões como a sua, mas enfim, tem o direito a ela.
      Os refugiados não tem nada que ver com a questão.
      O que está em causa é a actuação de uma Cãmara Municipal neste assunto, o desrespeito pela protecção de dados, o possível acesso concedido durante anos à base de dados do IFP a um cidadão estrangeiro e as conexões respectivas e ainda o subsídio de milhares de euros concedido à associação que previsivelmente trabalha para outros.
      Actuando assim neste assunto como é que actuará a CM Setúbal noutros assuntos.
      A história das gasolineiras e do novo banco é mais do mesmo; quanto ao auto voucher e outros vouchers ponha-os onde lhe der melhor jeito, porque o que parece é que o Sr(a) gosta é de receber esmolas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.