Não é um pato com garras, é mesmo um dinossauro

(dr) Lukas Panzarin, Andrea Cau

Reconstituição do Halszkaraptor escuilliei

Parece um pato, caça como um pato, tem penas como um pato, e só não sabemos se faz quá, mas é, na realidade, um dinossauro parente do velociraptor. E é tão estranho, que os cientistas julgaram que era falso.

Um dinossauro com pescoço de pato e garras de velociraptor? Sim, existe. Trata-se do Halszkaraptor escuilliei, uma criatura que andou pela Terra há mais de 70 milhões de anos.

A bizarra criatura deixou um verdadeiro tesouro arqueológico, agora redescoberto: o fóssil de um esqueleto em excelente estado, praticamente completo, encravado numa rocha, que permitiu aos paleontólogos descobrir detalhes de uma das mais curiosas e interessantes criaturas do passado.

Do tamanho de um peru e coberto de penas, o Halszkaraptor escuilliei vivia entre a água e a terra, na região onde hoje é a Mongólia. As características de seu esqueleto mostram que ao mesmo tempo era capaz de passar longos períodos em terra e de nadar com facilidade e desenvoltura, com habilidade para caçar em ambos os meios.

Estes “cisnes da antiguidade” viveram no nosso planeta há 71 a 75 milhões de anos atrás. Além das presas agudas, tinham um pescoço de cisne, garras mortíferas afiadas como navalhas nos pés, um bico de pato e membros dianteiros que facilitavam o nado.

“Se somarmos todas as características, veremos que se tratava de um animal anfíbio: podia correr pela terra, como imaginamos os dinossauros e, além disso, podia entrar na água”, diz o paleontólogo Vincent Fernandez, acrescentando que o corpo da criatura era aproximadamente do tamanho de um pato, mas com uma cauda e patas mais longas.

O novo fóssil foi desenterrado no deserto de Gobi, uma zona rica em fósseis de dinossauros conhecida como Ukhaa Tolgod, rica em rios e lagos.

(dr) Lukas Panzarin, Andrea Cau

O bizarro fóssil estava completo, perfeitamente preservado

“Quando vi o fóssil pela primeira vez, fiquei em choque”, disse Andrea Cau, paleontóloga da Universidade de Bolonha e uma das autoras do artigo que apresenta a descoberta do animal, publicado esta quarta-feira na revista Nature.

O fóssil estava tão completo, lindamente preservado e, ao mesmo tempo, era tão enigmático e bizarro, com uma mistura inesperada de características estranhas. É o mais excitante desafio para uma paleontóloga”, afirmou Andrea Cau.

Tão estranho quanto o próprio animal foi a forma com que o fóssil foi, de facto, revelado. Após 70 milhões de anos preso numa pedra, o esqueleto terá sido provavelmente descoberto num passado recente, levado da Mongólia para a China, para depois chegar ao mercado ilegal de fósseis da Europa.

Um coleccionador honesto, cujo sobrenome, Escuillié, acabou por dar nome à espécie, em sua homenagem, teve conhecimento do fóssil, adquiriu o tesouro e enviou-o a um paleontólogo, oferecendo assim a descoberta à ciência.

E a descoberta vem mais uma vez provar que há ainda muita história nova por revelar, à medida que os paleontólogos vasculham a Terra à procura de restos do passado.

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …