/

“Não deixe os alces lamber o seu carro”. Esta é a nova placa de trânsito do Canadá

Sinais de trânsito perto de Jasper, Alberta, estão agora a alertar os canadianos para não deixar os alces lamber os seus carros. Estes animais estão a aproximar-se demasiado dos veículos para saborear o sal da estrada.

Um novo sinal na Maligne Lake Road do Parque Nacional de Jasper avisa os motoristas em francês e em inglês: “Não deixe os alces lamber o seu carro”.

A Parks Canada instalou o sinal, uma vez que os alces aparecem frequentemente, com os motoristas normalmente a encontrar uma dúzia de alces entre Maligne e Medicine Lakes, de acordo com o Fitzhugh News.

O motivo? Sal rodoviário. Estes alces, que normalmente pesam cerca de 360 quilogramas, mas podem pesar até 816 quilogramas, adoram ficar em pé ou ajoelhar-se no meio da estrada para lamber o sal da superfície da estrada, colocando-os em perigo. Além disso, os animais tornaram-se bastante insensíveis aos carros.

“[Isto] começou como um problema ocasional há alguns anos e agora é muito comum”, disse Steve Young, porta-voz do Parque Nacional Jasper, num e-mail enviado ao Fitzhugh News. “As pessoas estão a chegar-se demasiado perto e isso é perpetuado pela obsessão dos alces pelo sal”.

“Se um alce se começar a aproximar do seu veículo, você sabe o que está por vir. Mexa-se. Não dê ao alce a oportunidade de o fazer”, disse Joe Urie, proprietário da Jasper Tour Company, em declarações à CBC Edmonton.

Uma orientação prévia emitida pelo governo de Alberta aconselhou os motoristas a ficarem a 30 metros de distância de qualquer alce e buzinar ou quando virem algum a aproximar-se do carro. O mesmo aviso também pedia para não tentarem empurrar os alces quando saíssem do carro.

No Parque Nacional Jasper, as pessoas são obrigadas a ficar a 30 metros de distância de qualquer alce, exceto quando dentro de um veículo motorizado. Alimentar, atrair ou perturbar a vida selvagem em qualquer um dos parques nacionais do Canadá é punível com multas de até 16 mil euros.

No entanto, isto não é um problema apenas no Canadá. O Snopes observa que os funcionários dos Parques Nacionais dos Estados Unidos também emitiram avisos semelhantes sobre alces que lambem carros dos visitantes.

Lori Iverson, do National Elk Refuge perto de Jackson Hole, Wyoming, disse, em declarações ao Buckrail, que o perigo para a vida selvagem não é apenas a proximidade dos carros – é também todos os produtos químicos que se acumulam nos carros e a capacidade de transmitir doenças quando vários animais lambem o mesmo objeto.

Embora seja o sal que os alces procuram na superfície dos veículos, também pode haver toda uma série de produtos químicos que podem ser prejudiciais à ingestão – gasolina de um tanque demasiado cheio e produtos anticongelantes de linha de gás.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.