Namorada GPT clonada a partir da sua. Chegou o futuro das relações amorosas

GptgirlfriendGPT

SachaGPT por Enias Cailliau

E se pudesse clonar o seu parceiro? É o que acaba de fazer um programador: criou um software que permite transformar qualquer pessoa numa “namorada de IA”.

O criador desta tecnologia, Enias Cailliau, está a clonar a namorada, Sascha Ludwig.

Sim, leu bem e a namorada recomenda o software, chamado GirlfriendGPT, a outros casais.

Passamos a explicar. Segundo o Motherboard, Cailliau fala com a sua namorada Sacha no Telegram e recebe mensagens de voz, de texto e até uma selfie ocasional.

A parte interessante nesta história é que esta namorada não é real. Na realidade, é um clone da namorada dele.

Cailliau partilhou agora o seu código online para que qualquer pessoa possa também criar as suas próprias namoradas de IA.

“Tenho andado obcecado com o Large Language Model (LLM) da OpenAI e com o que ele pode fazer. Estava sempre a pensar na capacidade de criar agentes semelhantes aos humanos que se comportam e agem como os humanos, mas achava difícil avaliá-los”, disse Cailliau.

“Depois vi como surgiram imensos projetos de IA com algumas características interessantes. A maioria deles é de código fechado. Isso fez-me querer criar uma versão de código aberto para que todos pudessem criar a sua própria versão”.

Cailliau disse que, para criar este bot, começou por criar uma estrutura de modelo de linguagem que foi personalizada para refletir a personalidade da sua namorada.

O programador usou o chatbot Bard da Google para o ajudar a descrever a personalidade dela. De seguida, utilizou o ElevenLabs, um software de IA de conversão de texto em voz, para imitar a voz da sua namorada.

Também adicionou uma ferramenta de selfie ao código, que estava ligado ao modelo de texto para imagem Stable Diffusion, que geraria imagens dela durante a conversa.

Por fim, Cailliau conectou tudo ao Telegram, usando uma aplicação chamada Steamship, que também é a empresa em que trabalha.

Cailliau disse que usou a sua namorada como modelo porque está mais familiarizado com o seu comportamento e semelhança.

Embora alguns possam achar perturbadora a ideia de transformar um parceiro humano num clone de IA, Cailliau disse que a verdadeira Sascha estava 100% a par do projeto e ficou fascinada com a capacidade de se clonar a si própria. No entanto, ambos concordaram que a voz do robot ainda não é totalmente exata.

Sacha disse que enviou o bot para a família e todos disseram: “Mas que coisa, ela responde exatamente como tu“.

Cailliau espera desenvolver ainda mais, o que significa fazer também uma versão do modelo para namorados, bem como trabalhar no desenvolvimento de uma memória de longo prazo mais personalizada na IA para que as pessoas possam ter conversas mais significativas.

“Estou interessado no desafio técnico de criar uma IA que pareça pessoal, com a qual eu queira falar da mesma forma que falo com os meus amigos na vida real. A minha namorada está sempre a dar-me conselhos, por isso pareceu-me um projeto divertido para ambos”.

“Também acho que devemos olhar, para além dos influencers ou das namoradas, e pensar em todas as formas como a IA pode proporcionar companhia. Toda a gente precisa de um amigo com uma memória perfeita ou alguém com quem experimentar ideias”.

“Vejo um futuro em que toda a gente tem companheiros pessoais de IA nos seus dispositivos. Será para uma grande variedade de coisas: negócios, diversão, jogos – e sim, casais. A computação está prestes a tornar-se muito antropomórfica. Ainda não chegámos lá, mas está a acontecer à nossa volta”.

Desde que Cailliau lançou o código no GitHub, mais de 500 pessoas marcaram a página e outras voltaram para contar a Cailliau suas ideias.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.