Nações Unidas rejeitam reunião pedida pela Rússia sobre a Ucrânia

Países europeus e os Estados Unidos rejeitaram na segunda-feira uma reunião do Conselho de Segurança sobre a língua oficial na Ucrânia, pedida pela Rússia, no dia da tomada de posse do novo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A votação do procedimento contra a reunião recebeu seis votos contra (França, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Bélgica e Estados Unidos), enquanto cinco países votaram a favor (Rússia, China, África do Sul, República Dominicana e Guiné Equatorial), registando-se quatro abstenções (Indonésia, Costa do Marfim, Peru e Kuwait), noticiou o Observador, citando a agência Lusa.

Nas votações de procedimentos no Conselho de Segurança não há direito de veto.

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, convocou esta sessão de urgência em relação a uma lei da Ucrânia sobre o uso do “ucraniano como língua oficial”, com Moscovo a referir que “viola diretamente o espírito e a letra” das disposições dos acordos de Minsk (2015). A lei, que entrará em vigor em julho, foi aprovada pelo parlamento em 25 de abril e já tinha sido denunciada pela Rússia.

Esta reunião foi pedida “sem aviso” pela Rússia, criticou o embaixador francês na ONU, François Delattre, explicando os motivos que levaram a França a pedir que não fosse realizada. “O objetivo é colocar em apuros o Presidente Zelensky”, frisou.

“Não há conflito russo-ucraniano”, disse Vassily Nebenzia, salientando que a crise no leste da Ucrânia é um problema deste país.

A questão da linguagem é “dolorosa” na Ucrânia, que fazia parte do Império Russo e depois da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e onde o uso do ucraniano foi restringido ou mesmo banido por momentos.

A prática do ucraniano progrediu desde a queda da União Soviética em 1991, aumentando desde 2014 e o início da crise com a Rússia. A Ucrânia, país de quase 45 milhões de habitantes, tem ainda uma grande comunidade de língua russa concentrada no leste e sul.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto entrou 307 vezes no sistema informático da PGR e espiava o próprio processo

Rui Pinto foi acusado de 147 crimes, destacando-se as 307 vezes que entrou no sistema informático da Procuradoria-Geral da República. O hacker espiou o seu próprio processo e sabia que estava a ser investigado pela …

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …

Barcelona será o primeiro clube a superar receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou hoje que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a ultrapassar essa marca. De acordo com as informações prestadas …

"Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda"

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno. No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa …

Entre elogios aos debates, Marcelo diz que tenciona continuar a comer carne

O Presidente da República elogiou o nível e o civismo dos debates políticos na pré-campanha eleitoral e considerou que, com "tantas possibilidades de escolha" e empenhamento dos partidos, só se pode esperar uma menor abstenção. "Tenho …

Avião militar russo sobrevoou Portugal para tirar fotografias a áreas estratégicas

Um avião militar da Rússia sobrevoou o espaço aéreo de Portugal continental e do arquipélago dos Açores para fotografar áreas estratégicas. Descolando de Lisboa em direção ao arquipélago dos Açores, a aeronave militar russa, Tupolev 154, …

Políticas de natalidade: "é preciso insistir e persistir"

Para Assunção Cristas, a natalidade continua a ser um problema, num país com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Esta quinta-feira à noite, a presidente do CDS-PP defendeu, num debate organizado pelo partido, "políticas concertadas" …