Nacional 2-4 FC Porto | Dragões estão nos quartos da Taça de Portugal

O FC Porto precisou do prolongamento para ultrapassar o Nacional por 4-2, seguindo em frente para os quartos de final da Taça de Portugal, da qual é detentor do troféu.

Num jogo intenso e muito disputado, valeram os golos de Luis Díaz, Evanilson, Sérgio Oliveira e Taremi, os dois últimos já no prolongamento, para os dragões vencerem a partida, contra os tentos de Bryan Róchez e Brayan Riascos, que chegaram a deixar o Nacional no comando do marcador.

Numa primeira parte disputada a um bom ritmo, com o FC Porto muito pressionante, cedo surgiu uma ocasião de perigo. Aos quatro minutos, um remate de Sérgio Oliveira desviou num defesa dos insulares e saiu pela linha de fundo. Na marcação do canto, Sérgio Oliveira enviou a bola à barra.

Já depois de outro aviso de Sérgio Oliveira, aos 22 minutos, Luis Díaz, num remate colocado, adiantou o FC Porto no marcador, mas a resposta não tardou e, três minutos volvidos, Brayan Riascos passou rasteiro para Bryan Róchez, que recebeu, rodou e rematou fora do alcance de Diogo Costa, restabelecendo a igualdade.

A equipa de Sérgio Conceição continuava a ser mais perigosa e incisiva e, aos 31 minutos, na cobrança de um livre, Diogo Leite rematou à barra. Pouco depois, aos 34 minutos, numa jogada envolvente entre Sérgio Oliveira e Luis Díaz, o colombiano esteve perto de voltar a colocar FC Porto em vantagem.

O FC Porto voltou a entrar forte e dispôs logo de duas boas oportunidades no arranque da segunda metade, mas o guarda-redes italiano Riccardo Piscitelli anulou os lances.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O jogo continuava em ritmo elevado, tendo o Nacional passado para a frente do marcador aos 62 minutos, num grande remate de Brayan Riascos, assistido por Kenji Gorré.

Pouco depois, o Nacional recebeu um rude golpe com a expulsão de Rui Correia por acumulação de amarelos. Luís Freire foi forçado a recalibrar a sua equipa defensivamente, fazendo sair o avançado Bryan Rochéz, entrando o central brasileiro Júlio César. Por seu turno, Sérgio Conceição arriscou tudo, com as entradas de Zaidu, Otávio, Marega e João Mário.

O FC Porto aumentou a pressão e, aos 72 minutos, foi João Vigário que salvou, sobre o risco, a sua equipa. No entanto, o empate haveria de chegar aos 88 minutos, por Evanilson, acabado de entrar.

Na reposição, Alhassan quase batia Diogo Costa com um ‘chapéu’ do meio-campo, com o guarda-redes azul e branco a conseguir desviar para canto.

No prolongamento, o FC Porto impôs a sua clara superioridade, até porque jogava com mais um elemento, e consumou a reviravolta no marcador aos 101 minutos, num remate desferido à entrada da área por Sérgio Oliveira.

Aos 115, Taremi aumentou a vantagem portista, com o Nacional ainda a poder reduzir, aos 120 minutos, na marcação de uma grande penalidade, mas Vincent Thil permitiu a defesa de Diogo Costa.

PARTILHAR

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …