Nacional 2-4 FC Porto | Dragões estão nos quartos da Taça de Portugal

O FC Porto precisou do prolongamento para ultrapassar o Nacional por 4-2, seguindo em frente para os quartos de final da Taça de Portugal, da qual é detentor do troféu.

Num jogo intenso e muito disputado, valeram os golos de Luis Díaz, Evanilson, Sérgio Oliveira e Taremi, os dois últimos já no prolongamento, para os dragões vencerem a partida, contra os tentos de Bryan Róchez e Brayan Riascos, que chegaram a deixar o Nacional no comando do marcador.

Numa primeira parte disputada a um bom ritmo, com o FC Porto muito pressionante, cedo surgiu uma ocasião de perigo. Aos quatro minutos, um remate de Sérgio Oliveira desviou num defesa dos insulares e saiu pela linha de fundo. Na marcação do canto, Sérgio Oliveira enviou a bola à barra.

Já depois de outro aviso de Sérgio Oliveira, aos 22 minutos, Luis Díaz, num remate colocado, adiantou o FC Porto no marcador, mas a resposta não tardou e, três minutos volvidos, Brayan Riascos passou rasteiro para Bryan Róchez, que recebeu, rodou e rematou fora do alcance de Diogo Costa, restabelecendo a igualdade.

A equipa de Sérgio Conceição continuava a ser mais perigosa e incisiva e, aos 31 minutos, na cobrança de um livre, Diogo Leite rematou à barra. Pouco depois, aos 34 minutos, numa jogada envolvente entre Sérgio Oliveira e Luis Díaz, o colombiano esteve perto de voltar a colocar FC Porto em vantagem.

O FC Porto voltou a entrar forte e dispôs logo de duas boas oportunidades no arranque da segunda metade, mas o guarda-redes italiano Riccardo Piscitelli anulou os lances.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O jogo continuava em ritmo elevado, tendo o Nacional passado para a frente do marcador aos 62 minutos, num grande remate de Brayan Riascos, assistido por Kenji Gorré.

Pouco depois, o Nacional recebeu um rude golpe com a expulsão de Rui Correia por acumulação de amarelos. Luís Freire foi forçado a recalibrar a sua equipa defensivamente, fazendo sair o avançado Bryan Rochéz, entrando o central brasileiro Júlio César. Por seu turno, Sérgio Conceição arriscou tudo, com as entradas de Zaidu, Otávio, Marega e João Mário.

O FC Porto aumentou a pressão e, aos 72 minutos, foi João Vigário que salvou, sobre o risco, a sua equipa. No entanto, o empate haveria de chegar aos 88 minutos, por Evanilson, acabado de entrar.

Na reposição, Alhassan quase batia Diogo Costa com um ‘chapéu’ do meio-campo, com o guarda-redes azul e branco a conseguir desviar para canto.

No prolongamento, o FC Porto impôs a sua clara superioridade, até porque jogava com mais um elemento, e consumou a reviravolta no marcador aos 101 minutos, num remate desferido à entrada da área por Sérgio Oliveira.

Aos 115, Taremi aumentou a vantagem portista, com o Nacional ainda a poder reduzir, aos 120 minutos, na marcação de uma grande penalidade, mas Vincent Thil permitiu a defesa de Diogo Costa.

PARTILHAR

RESPONDER

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …