Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

Jeep

“É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee”. Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus veículos.

A fabricante automóvel Jeep usa o nome “Cherokee” nos seus veículos há 45 anos. Agora, de acordo com o Car And Driver, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para não usar o seu nome nos seus veículos.

Embora a tribo já tivessse comentado este assunto no passado, o debate foi reiniciado pelo portal, que falou com o chefe da nação Cherokee Chuck Hoskin, Jr.

“Tenho certeza de que vem de um lugar bem intencionado, mas não nos honra por ter o nosso nome colado na lateral de um carro. A melhor forma de nos homenagear é aprender sobre o nosso Governo soberano, o nosso papel neste país, a nossa história, cultura e idioma, e temos um diálogo significativo com tribos reconhecidas federalmente sobre a adequação cultural”, disse o líder da tribo.

“Acho que estamos numa época neste país em que é hora de as empresas e os desportos coletivos abandonarem o uso de nomes, imagens e mascotes dos índios norte-americanos dos seus produtos, camisolas de equipa e desportos em geral”, continuou.

O primeiro modelo Cherokee da Jeep chegou no ano 1974, e embora se tenha “reformado” em favor do Jeep Liberty entre 2002 e 2014, a Jeep continuou a vender um modelo Grand Cherokee ao longo desse tempo.

Aliás, o modelo Grand Cherokee é o campeão de vendas da Jeep, com quase 210 mil vendas nos Estados Unidos em 2020.

Em 2017, o portal ArsTechnica noticiou que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos tinha decidido que as marcas comerciais ofensivas estavam autorizadas de acordo com a lei norte-americana.

No entanto, em 2020, houve uma renovação de consciência sobre a justiça racial nos Estados Unidos. A equipa da NFL da área de Washington DC deixou de usar o seu nome em julho e, em dezembro, a equipa da MLB de Cleveland descartou o seu nome e mascote racista.

Por sua vez, Jeep disse, em declarações ao Car And Driver, que “os nomes dos nossos veículos foram cuidadosamente escolhidos e nutridos ao longo dos anos para homenagear e celebrar o povo nativo americano pela sua nobreza, bravura e orgulho. Nós estamos, mais do que nunca, comprometidos com um diálogo respeitoso e aberto com o principal chefe da nação Cherokee, Chuck Hoskin, Jr”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …