Na Islândia, não há McDonalds. Último hambúrguer tem 10 anos e é peça de museu

(dr) Snotra House

A última loja da McDonalds encerrou na Islândia, em 2009. Nessa altura, Hjörtur Smárason comprou um hambúrguer, acompanhado pelo respetivo pacote de batatas fritas. Mas não o comeu. 

Tanto o hambúrguer como o pacote de batatas fritas têm estado guardado nas embalagens originais e não apresenta sinais de decomposição. Encontram-se expostos e tem direito a transmissão em direto.

“Ouvi algo sobre [os produtos] da McDonald’s nunca entrarem em decomposição, por isso queria descobrir se isso era verdade ou não”, explicou Smárason, de acordo com a BBC. Depois de ter guardado o hambúrguer na garagem durante três anos, doou-o ao Museu Nacional da Islândia.

Foi só depois de um especialista dinamarquês ter dito à equipa do museu que não era possível preservar algo do género que este foi levado para uma estalagem dos amigos do homem que decidiu comprar o último hambúrguer do último McDonald’s do país.

Na semana passada, fez 10 anos desde que a refeição foi comprada. Hoje, ainda está num hostel islandês, o Snotra House. “Ainda está lá, sentindo-se muito bem. Na verdade, ainda parece muito bom”, disse o proprietário da pousada, Siggi Sigurdur. “É uma coisa divertida, é claro, mas faz pensar no que estamos a comer. Não há mofo, é apenas o embrulho de papel que parece velho”.

De acordo com o hostel, pessoas de todo o mundo visitam o hambúrguer e o site recebe até 400 mil visitas por dia.

Smarason não é primeira pessoa a fazer uma experiência deste género com comida do McDonald’s. Karen Hanrahan comprou um hambúrguer em 1996 e, 14 anos depois, disse que não parecia diferente. Em 2010, a fotógrafa Sally Davies comprou um Happy Meal e tirou uma foto diariamente por seis meses. Segundo ela, não apodrecia, não cheirava mal nem desenvolvia larvas.

Em 2013, a McDonald’s disse mesmo que “no ambiente certo, os nossos hambúrgueres, como a maioria dos outros alimentos, poderiam decompor-se”, mas que, sem a humidade do ambiente, era “improvável que ficasse com mofo ou bactérias ou se decompusessem”.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …