//

Na Irmandade dos Pais Natal, só pode entrar quem tem barbas brancas verdadeiras

kizzzbeth / Flickr

A Irmandade Internacional de Pais Natal com Barbas Verdadeiras é a maior organização de Pais Natal do mundo. Durante mais de 20 anos, apenas podiam entrar homens com verdadeiras barbas brancas, que fizessem de Pai Natal no período das festas.

Porém, em 2016, as portas foram abertas a todas as senhoras que também se vestissem de Mãe Natal. A inclusão das mulheres levantou uma questão, explica o Observador: deve a organização deixar entrar Pais Natal que usam barbas falsas ou outros trabalhadores natalícios, como elfos ou tratadores de renas?

A resposta oficial do ano passado foi negativa. No entanto, o debate continua dentro da Irmandade, de acordo com o jornal morte-americano New York Times, que fala num “debate sobre inclusão” que está a “dividir a Irmandade Barbuda”.

A Irmandade de Pais Natal foi fundada em 1994, quando dez homens de barbas brancas verdadeiras foram contratados para fazer um anúncio televisivo. Os temas que os mantiveram unidos eram dicas sobre como manter as barbas brancas ou o que fazer caso uma criança os acusasse de os ter mal-tratado.

Atualmente, a organização norte-americana tem mais de dois mil membros, espalhados em mais de 40 grupos. Os membros seguem uma série de princípios como a promessa de “manter o espírito mágico e o significado do Natal”, o “respeito pela diversidade das tradições natalícias por todo o mundo” e a garantia de “não fazer nada que embarace a Comunidade do Natal”, entre outros.

Para já, a maioria dos membros da Irmandade considerou que ainda não era altura de alargar a organização a outros trabalhadores natalícios. A divisão, segundo o jornal, assenta em questões geracionais. Os Pais Natal mais jovens são favoráveis à mudança, os mais velhos sentem que se deve respeitar a tradição.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.